Nutrição para a soja: entenda a importância

A nutrição para a soja é um dos principais fatores que impacta a produtividade da cultura. Por convenção, os nutrientes requeridos pela soja são divididos em função da quantidade necessária pela planta, sendo classificados como macronutrintes os requeridos em maiores quantidades e micronutrientes os requeridos em menores quantidades.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

Para que uma cultura possa expressar seu potencial produtivo, são necessárias condições adequadas de temperatura, radiação solar, água e nutrientes. Cada cultura expressa suas exigências a frente dessas condições, contudo, de modo geral pode-se dizer que a deficiência de algumas delas pode resultar em restrições do crescimento e desenvolvimento, limitando consequentemente a produtividade.

Embora haja significativa diferença quantitativa entre macro e micronutrientes, ambos desempenham funções essenciais para o funcionamento e metabolismo vegetal, podendo a deficiência de algum deles limitar a produtividade da cultura, fato popularmente conhecido como Lei do Mínimo ou Lei de Liebig, onde “o rendimento de uma safra é limitado pelo elemento cuja concentração é inferior a um valor mínimo, abaixo do qual as sínteses não podem mais fazer-se”. Figura 1. Representação esquemática da definição da Lei de Liebig ou Lei do Mínimo.

Representação esquemática da definição da Lei de Liebig ou Lei do Mínimo
Adaptado de: USP, Apud (Lepch, 1976)

A lei de Liebig pode ser considerada um dos fundamentos da nutrição vegetal, sendo utilizada até hoje para embasar determinadas práticas de manejo, especialmente no que diz respeito ao aporte nutricional. Com isso em vista, e partindo do pressuposto que condições hídricas e ambientais são favoráveis ao desenvolvimento da soja, balizar a nutrição da cultura em função da necessidade de nutrientes e expectativas de produtividade é uma das principais estratégias para a obtenção de altas produtividades.

Para tanto, é necessário conhecer a quantidade requerida de nutrientes para a cultura da soja, visando analisar as possíveis medidas de intervenção para suprir a demanda nutricional da cultura. Para isso, deve-se realizar um diagnóstico das condições químicas e nutricionais do solo, por meio da análise química da fertilidade do solo. Embora a quantidade de nutrientes a ser fornecida ao sistema de produção possa variar em função do tipo e condições de solo, bem como expectativas de produtividade, é fundamental conhecer a quantidade acumulada e exportada de nutrientes pela soja.

Os teores de nutrientes na biomassa das culturas podem variar em função das cultivares, condições de solo e ambiente, assim como disponibilidade de água e estádio do desenvolvimento (Floss, 2022). Entretanto, cabe destacar que visando um manejo eficiente da nutrição em soja, mesmo em solos com adequados teores nutricionais, deve-se atentar principalmente para a quantidade de nutrientes exportados pela cultura, sendo necessário realizar a adubação de manutenção, mesmo em solos com adequados teores nutricionais. Por convenção, a extração de nutriente é definida como a quantidade total de nutrientes acumulado nos grãos e na palhada (parte aérea e raízes) da cultura.

Tabela 1. Quantidade de nutrientes acumulada e exportada pela cultura da soja (1).

Quantidade de nutrientes acumulada e exportada pela cultura da soja
Fonte: Oliveira Junior et al. (2020)

(1) Cultivares: Cv.1: BRS 360RR, Safra 2011/2012, GMR 6.2, Índice de Colheita Aparente (ICA) 0,445; Cv.2: BRS 1010IPRO, Safra 2014/2015, GMR 6.1, ICA 0,408; Cv.3: BRS 360RR, Safra 2010/2011, GMR 6.2, ICA 0,396; Cv.4: V-Top RR, Safra 2013/2014, GMR 5.8, ICA 0,301; Cv.5: DM 6563IPRO, Safra 2014/2015, GMR 6.3, ICA 0,407.

(2) Quantidade de nutrientes contida nos grãos das plantas no estádio final de desenvolvimento (R8, maturação plena) – Umidade base 13%.

(3) Quantidade de nutrientes contida no tecido vegetal das plantas no estádio de Máximo Acúmulo de Matéria Seca (R6).

(4) Fatores de conversão: P → P2O5 = multiplicar por 2,29; K → K2O = multiplicar por 1,21.

Além de conhecer a necessidade de nutrientes pela cultura da soja, é fundamental compreender que a demanda nutricional por parte de cultura varia em função do estádio de desenvolvimento em que a planta se encontra, estando relacionado ao acúmulo de matéria seca da cultura. Conforme destacado por Floss (2022), um dos nutrientes mais requeridos pela soja é o nitrogênio (N). Dependendo do estádio de desenvolvimento e da expectativa de produtividade da soja, exportações superiores o 6 kg N dia-1 podem ser observadas (tabela 2). Embora em menor quantidade, os demais macronutrientes requeridos pela soja também apresentam significativa extração diária, variando entre 0,29 a 3,4 kg dia-1 dependendo do nutriente (tabela 3) (Santos, 2022).  

Tabela 2. Estimativa da marcha de absorção de nitrogênio (N) durante o desenvolvimento na cultura da soja, para um rendimento de 5 Mg ha-1 e necessidade de 402,5 kg N ha-1.

Estimativa da marcha de absorção de N durante o desenvolvimento na cultura da soja
Fonte: Floss (2022)

Tabela 3. Produção de biomassa seca (kg ha-1), extração máxima total (kg ha-1), e taxa de extração máxima de macronutrientes para um rendimento de 3531 kg ha-1 de grãos de soja.

Produção de biomassa seca, extração máxima total e taxa de extração máxima de macronutrientes
Fonte: Floss (2022)

Além da relação direta dos teores nutricionais do solo com a nutrição da soja, fatores indiretos também podem influenciar na nutrição da cultura. Um deles é a inoculação da soja, embora o Nitrogênio seja considerado o nutriente mais requerido pela cultura, através da simbiose entre a planta e bactérias fixadoras de N, esse nutriente é fornecido pelo processo de fixação biológica de nitrogênio, capaz de fornecer todo o Nitrogênio necessário para boas produtividades de soja (Gitti, 2016).

Outro fator que interfere indiretamente na nutrição da soja é qualidade química do solo, em específico, seu pH. Mesmo sob elevadas quantidades de nutrientes no solo, a disponibilidade deles para a cultura da soja esta condicionada ao pH do solo. De maneira geral, a maior disponibilidade de nutrientes é observada em solos com pH variando entre 6 a 6,5.

Figura 2. Disponibilidade de nutrientes no solo em função do pH.

Disponibilidade de nutrientes no solo em função do pH
Fonte: Embrapa (2013), apud (Gitti; Roscoe; Rizzato, 2019)

Logo, não necessariamente o elevado aporte nutricional signifique a boa nutrição da soja, sendo necessário analisar as condições de solo, a fim de possibilitar o maior aproveitamento dos nutrientes, sem que a deficiência nutricional possa limitar a produtividade da cultura.

Referências:

FLOSS, E. L. MAXIMIZANDO O RENDIMENTO DA SOJA: ECOFISIOLOGIA, NUTRIÇÃO E MANEJO. Passo Fundo, ed. 2, 2022.

GITTI, D. C. INOCULAÇÃO E COINOCULAÇÃO NA CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2015/2016, 2016.

GITTI, D. C.; ROSCOE, R.; RIZZATO, L. A. MANEJO E FERTILIDADE DO SOLO PARA A CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2018/2019, 2019.

OLIVEIRA JUNIOR, A. et al. FERTILIDADE DO SOLO E AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DA SOJA. Tecnologias de Produção de Soja, Embrapa, Sistemas de Produção n. 17, cap, 7, 2020.

SANTOS, M. S. QUAL A EXPORTAÇÃO DIÁRIA DE MACRONUTRIENTES PELA SOJA? Mais Soja, 2022.

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
Visando obter maiores ganhos produtivos, o adubo para soja é…
Cresta Posts Box by CP