Como potencializar a FBN na soja

Inicialmente é importante entender que a proteína da soja vem do processo de Fixação Biológica de Nitrogênio. Por isso que promover a FBN na soja é tão importante.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

O Brasil é o maior produtor e exportador de soja no mundo e essa posição traz muita responsabilidade aos produtores do grão. A importância da qualidade da soja está cada vez mais em pauta. O teor de proteína da soja é um importante fator que eleva os níveis de qualidade. É sobre isso que trataremos nesse texto: como aumentar o teor de proteína da soja brasileira.

A soja é formada por 40% de proteína, um percentual alto, que diz muito sobre a qualidade do grão. Afinal, quais ferramentas podemos usar para melhorar o teor de proteína na soja?

Como funciona a FBN na soja?

Para que esse processo forneça um bom desenvolvimento para sua lavoura, o nitrogênio precisa ser absorvido pelo nódulo, após isso, convertido em amônia e depois em amônio. Durante esse processo, o molibdênio age sobre uma enzima chamada nitrogenase, que ajuda na conversão desse nitrogênio em amônia.

Na próxima etapa, a planta precisa armazenar o nitrogênio que foi transformado em amônio, normalmente em forma de ureídeos ou aminoácidos. Esses ureídeos são transportados até a folha, onde a planta utilizará o nutriente para o seu desenvolvimento.

fixacao biologica de nitrogenio na soja

Nesse processo, é necessário ressaltar a importância do manganês, nutriente responsável por transformar os ureídeos em formas assimiláveis pela folha.

Avalie a nodulação da sua lavoura

Os nódulos são formados através dos pelos radiculares da planta, onde temos uma comunicação entre raízes e bactérias. Após esse contato, teremos uma simbiose onde ocorre a formação do nódulo. A planta fornece energia para o nódulo e o nódulo fornece nitrogênio para a planta.

Fase vegetativa: 8 a 10 nódulos por planta.

Reprodutivo: 15 a 30 nódulos por planta.

Nódulos inativos: possuem coloração esverdeada, podem estar assim por fatores ambientais ou deficiência de manganês.

Ativos: possuem coloração rosada ou avermelhada.

Mortos: possuem coloração cinza ou pretos e já não fixam mais o nitrogênio.

Coinoculação

A coinoculação é uma técnica de extrema eficácia para melhorar a fixação biológica de nitrogênio.

A interação entre as bactérias bradyrhizobium e azospirillum traz grandes benefícios para a planta, como: melhor desenvolvimento de raízes, maior sinalização entre planta e bactérias, nodulação mais rápida e consequentemente nódulos mais eficientes.

Dica: Azospililium tem capacidade de fixar N2 atmosférico em formas de N assimiláveis para as plantas. Utilizando a dose recomendada, estima-se um aporte de cerca de 30 kg/ha de Nitrogênio.

A quantidade de proteína influência na qualidade final dos grãos, por isso crescer em produtividade não é suficiente, o foco deve ser também na qualidade desses grãos produzidos. Para isso, os produtores devem estar preparados para esses novos desafios, que a cada dia terão mais impactos na rentabilidade final.

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
Amplamente difundida em todo território nacional, a cultura do milho…
Cresta Posts Box by CP