Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas.

Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros compostos essenciais, sendo considerado um dos principais nutrientes para a produção na agricultura.

Por outro lado, este processo demanda conhecimento, técnica e, claro, insumos corretos e de qualidade. Por isso, preparamos este post para você, produtor, que visa melhorar suas culturas com uma correta e eficiente FBN.

O conceito da fixação biológica do nitrogênio (FBN)

A Fixação Biológica de Nitrogênio, ou FBN, se refere a um processo biológico mediado por procariotos, como bactérias, que possuem a enzima nitrogenase.

Na prática, essa enzima desempenha um papel fundamental na transformação do nitrogênio atmosférico (N2) em estruturas assimiláveis, fundamentais para a saúde e desenvolvimento das plantas.

Além disso, a Fixação Biológica do Nitrogênio é considerada uma alternativa tecnológica com impacto significativo na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Além disso, este processo é integrado ao Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas e reforça o compromisso internacional do Brasil em reduzir suas emissões.

A importância da FBN na agricultura brasileira

A prática da Fixação Biológica do Nitrogênio na agricultura não é de hoje e remonta séculos. Porém, apenas recentemente o homem dominou completamente essa tecnologia, comercialmente disponível para diversas culturas, como soja, feijão e milho.

Para se ter uma ideia, o sucesso da produção da soja no Brasil se dá em parte pela exploração correta e adequada da FBN em substituição à adubação nitrogenada mineral.

No entanto, é muito importante entender também as diferenças na FBN entre plantas leguminosas e gramíneas, tendo em vista que isso pode impactar a eficiência do processo.

Os principais benefícios da FBN para as plantas

Como bem destacamos acima, o nitrogênio é componente crucial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis da planta, e um dos processos mais eficientes para proporcionar esse tipo de fertilização é por meio da FBN.

Em suma, a inoculação adequada de sementes e grãos vai garantir melhores rendimentos no desenvolvimento da planta, fornecendo assim todo o nitrogênio necessário a ela.

Além disso, a coinoculação de determinadas bactérias (Bradyrhizobium spp. + Azospirillum spp.) promove o crescimento do sistema radicular de algumas plantas, como é o caso da soja. E, na prática, isso torna a fixação biológica do nitrogênio ainda mais eficaz.

Por fim, além dos benefícios diretos para as plantas, a FBN oferece vantagens econômicas e ambientais ao produtor e ao planeta. Em outras palavras, mais produtividade, menos perdas, mais qualidade e resistência das plantas e mais sustentabilidade na agricultura.

As melhores estratégias para melhorar a FBN

Para que a fixação biológica do nitrogênio ocorra de forma mais eficiente, é importante levar em consideração as seguintes estratégias:

Entenda as diferenças práticas da fixação biológica do nitrogênio

Antes de tudo, é importante entender que a fixação biológica do nitrogênio funciona de diferentes formas, conforme o tipo de planta.

Enquanto nas leguminosas, como soja e feijão, ocorre a formação de nódulos radiculares para a fixação, nas gramíneas, como milho e arroz, a FBN é realizada por bactérias próximas às raízes ou no interior dos tecidos vegetais.

Escolha o inoculante correto

A escolha de um inoculante de qualidade é também um passo fundamental para um bom resultado de seu cultivo. Como dica, verifique sempre se o produto possui registro no Ministério da Agricultura e se está dentro do prazo de validade.

Depois disso, é muito importante levar em consideração as condições adequadas de transporte e armazenamento, tendo em vista que tais fatores também podem ser cruciais para preservar a viabilidade das bactérias no inoculante.

Por fim, é também recomendado consultar um especialista capacitado, que possa avaliar, de fato, as condições de sua plantação e, dessa forma, indicar os insumos mais adequados, conforme as suas necessidades.

Na Stoller, contamos com tecnologia de ponta e soluções completas para uma inoculação mais garantida e adequadas, como as linhas de produtos a seguir:

  • Masterfix Gramíneas – Contém a bactéria Azospirillum brasilense, ideal para a fixação do nitrogênio do ar (N2) e permite liberar amônio (NH4) às raízes das gramíneas, como milho, arroz e trigo;
  • Masterfix Soja – Ideal para o cultivo da soja, esse inoculante possui formulação líquida e turfosa e é sinônimo de qualidade para a FBN, fornecendo bactérias com alta viabilidade.
  • Masterfix L Dual Force – Um único inoculante combinando o Azospirillum e o Bradyrhizobium, proporcionando mais qualidade e produtividade às suas plantas.

Atente-se a aplicação correta

Quanto à aplicação correta, a inoculação deve ser realizada no mesmo dia da semeadura, priorizando condições ideais de temperatura e umidade.

Recomenda-se também o uso de inoculantes turfosos em dosagem duas vezes maior em áreas novas, enquanto áreas antigas exigem reinoculação anual para otimizar a eficiência.

O processo de inoculação deve ocorrer à sombra, utilizando tambor rotatório, betoneira ou máquinas específicas que permitem o tratamento com agroquímicos. É fundamental seguir as instruções do fabricante quanto à dose a ser aplicada, deixando as sementes inoculadas secarem por cerca de 30 minutos e protegendo-as do sol e do calor.

Em resumo, a Fixação Biológica de Nitrogênio é uma tecnologia crucial para a agricultura moderna, promovendo não apenas benefícios econômicos e produtivos, mas também contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Se você busca mais informações sobre produtos que auxiliam na Fixação Biológica de Nitrogênio e deseja potencializar os resultados em suas lavouras, a Stoller oferece soluções completas e de alto desempenho para o seu cultivo.Entre em contato conosco para explorar todo o potencial de nossos produtos e impulsionar a produtividade agrícola de maneira sustentável!

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Compartilhar:

0 comentários

Recommended
Saiba por que a biorregulação é a chave para maximizar…
Cresta Posts Box by CP