Como é calculado o ciclo da soja?

O ciclo de desenvolvimento da soja em dias do calendário civil pode variar em função da latitude e condições ambientais em que a soja é cultivada, principalmente por ser considerada uma cultura sensível ao fotoperíodo e soma térmica. Entretanto, havendo a necessidade de se padronizar as fases do desenvolvimento da cultura, não havendo distinção entre região de cultivo e possibilitar maior clareza na comunicação e assertividade de práticas culturais, escalas do desenvolvimento fenológico da soja foram criadas para uso na agricultura.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

O que é uma escala fenológica?

Levando em consideração que todas as “tomadas de decisão” e suas respectivas “recomendações técnicas” devem estar fundamentadas na familiaridade que o produtor ou o responsável técnico tenha com os diferentes estádios de desenvolvimento da planta cultivada e suas necessidades (Câmara, 2006), a escala fenológica ou escala de desenvolvimento como também é popularmente conhecida, busca determinar a “idade fisiológica” da planta e não “idade cronológica”, a fim de melhor embasar práticas de manejo com base nas necessidades da cultura, sendo considerada uma importante ferramenta de manejo.

Por meio da observação de caracteres morfológicas da planta, define-se uma escala de desenvolvimento associada as necessidades da cultura para atende-las através de práticas de manejo, proporcionando condições adequadas para a obtenção de boas produtividades. Embora diversas escalas fenológicas tenham sido definidas e estudadas para a cultura da soja, a nível mundial, a escala mais utilizada é a proposta por Fehr e Caviness (1977) e posteriormente adaptada por Yorinori (1996) no Brasil (Zanon et al., 2018).

Escala de Fehr e Caviness (1977)

A classificação dos estádios de desenvolvimento da soja, proposta por Fehr e Caviness (1977), identifica precisamente o estádio de desenvolvimento em que a soja se encontra no campo. O sistema proposto por eles divide os estádios de desenvolvimento da soja em estádios vegetativos e reprodutivos, onde os estádios vegetativos são designados pela letra V e os estádios reprodutivos pela letra R. Com exceção dos estádios VE e VC, as letras V e R são seguidas de índices numéricos que identificam estádios específicos (Farias; Nepomuceno; Neumaier, 2007).

Inicialmente a escala de desenvolvimento da soja proposta por Fehr e Caviness (1977) não subdividia o estádio R5. Posteriormente, havendo a necessidade de melhor subdivisão desse estádio para atender demandas de práticas de manejo, Yorinori (1996) adaptou a escala original proposta por Fehr e Caviness (1977).

O estádio R5 passou então a ser subdividido em cinco subperíodos, correspondendo aos estádios R5.1; R5.2; R5.3; R5.4 e R5.5.  A subdivisão possibilitou aumentar a assertividade de práticas de manejo da soja, contribuindo para o bom posicionamento de ferramentas de produção adequadas para dado momento do ciclo de desenvolvimento da cultura.

Figura 1. Subdivisão do estádio R5 da escala fenológica de Fehr e Caviness (1977) proposto por Yorinori (1996).

Cabe destacar que para efeito de contagem, uma folha é considerada completamente desenvolvida quando os bordos de cada folíolo não se tocam mais na folha imediatamente acima da haste principal (Zanon et al., 2018). Confira abaixo a tabela com os estádios de desenvolvimento do ciclo da soja com base na escala proposta por Fehr e Caviness (1977) e posteriormente adaptada por Yorinori (1996).

Tabela 1. Estádios vegetativos do ciclo de desenvolvimento da soja, com base na escala proposta por Fehr e Caviness (1977).

Fonte: Fehr e Caviness (1977), adaptado de Zanon et al. (20180

Tabela 2. Estádios reprodutivos do ciclo de desenvolvimento da soja, com base na escala proposta por Fehr e Caviness (1977).

Fonte: Ritchie et al. (1982), adaptado de Zanon et al. (2018)

Referências:

CÂMARA, M. S. FENOLOGIA É FERRAMENTA AUXILIAR DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO. Visão Agrícola, n. 5, 2006.

FARIAS, J. R. B.; NEPOMUCENO, A. L.; NEUMAIER, N. ECOFISIOLOGICA DA SOJA. Embrapa, Circular Técnica, n. 48, 2007.

FEHR, W.R., CAVINESS, C.E. STAGES OF SOYBEAN DEVELOPMENT. Ames: Iowa State University, (Special Report, 80), 12p. 1977. 

RITCHIE, S.; HANWAY, J. J.; THOMPSON, H. E. HOW A SOYBEAN PLANT DEVELOPS. Ames, Yowa: Yowa State University of Science and Technology, Cooperative Extension, 1982.

ZANON, A. J. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, ed. 1, 2018.

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
Solos pobres são responsáveis por deficiências nutricionais na cana-de-açúcar e…
Cresta Posts Box by CP