Qual a importância da soja para a agricultura brasileira?

A soja pode ser considerada um dos grãos mais importantes da agricultura na atualidade, sendo a principal fonte de renda de muitas propriedades brasileiras. Tradicionalmente cultivada no verão devido suas características fisiológicas e exigências climáticas, a soja vem ganhando território na agricultura ano após ano, sendo a principal cultura de verão de diversas lavouras brasileiras.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

Agricultura: origem da soja no Brasil

Embora sua origem seja datada de milênios atrás, pode-se dizer que em 1882 havia relatos do cultivo da soja em solo brasileiro com o intuito experimental, entretanto, o marco da soja na agricultura brasileira se deu em 1901, quando começaram os cultivos na Estação Agropecuária de Campinas e a distribuição de sementes para produtores paulistas. O grão começou ser mais facilmente encontrado no País a partir da intensificação da imigração japonesa, nos anos 1908. Em 1914, é oficialmente introduzida no Rio Grande do Sul – estado que apresenta condições climáticas similares às das regiões produtoras nos Estados Unidos, onde se deu a origem dos primeiros cultivares.

Na década de 70, a soja já era considerada a principal cultura da agricultura nacional, e a ampliação da indústria de óleo aliada ao desenvolvimento de novas tecnologias impulsionou o cultivo da soja, que nessa década passou de 1,3 milhões de hectares cultivadas para 8,8 milhões. Até então tradicionalmente cultivada no Sul do Brasil, com o advento de novas tecnologias, dentre elas o desenvolvimento de cultivares mais adaptadas as condições climáticas do restante do país e o sistema plantio direto, ocorreu o aumento da área de produção da soja no Brasil, expandindo o cultivo para o Centro-Oeste, Nordeste e Norte (Aprosoja Brasil).

Dados históricos de produtividade da soja no Brasil

Segundo dados históricos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na safra 1976/1977, a produtividade média da soja em território nacional era de aproximadamente 1.748 kg.ha-1. Hoje essa produtividade ultrapassa 3 t.ha1, destacando o avanço técnico e tecnológico na sojicultura brasileira.

Conforme informações do 10° Levantamento safra 2020/2021 da Conab, na última safra, a área nacional cultivada com soja apresentou acrescimento de 4,2% em comparação a safra anterior (safra 2019/2020). Além disso, a produtividade observada apresentou aumento de 4,5% em comparação a safra 19/20, resultando em uma produção total de aproximadamente 135.911,7 mil toneladas.

Embora a produção total pareça um tanto quanto grande, cabe destacar que o Brasil é um forte exportador de soja, sendo a China um dos principais destinos do grão. a Exportação influencia diretamente a economia do Brasil, uma vez que o preço da soja é cotado pelo Dólar em bolsas estrangeiras.

Impacto da soja na economia nacional

Os preços médios (spot) de soja na Bolsa de Valores de Chicago (CBOT) de junho de 2021 foram calculados a UScents 1.462,33/bu, com queda de -2,76% em relação a maio do ano em curso, com média de UScents 1.503/bu. Porém, cabe destacar que esse valor é 68,63% mais elevado que o calculado em junho de 2020 (Conab, 2021).

Isso reflete diretamente na economia nacional, uma vez que a soja é considerada “carro chefe” de diversas propriedades produtoras de grãos. Além disso, um de cada quatro dólares exportados pelo complexo agroindustrial brasileiro provém da soja (Embrapa). Sendo assim, a exportação é um dos principais destinos da soja brasileira e responsável por boa parte da arrecadação do agronegócio do país.

Figura 1. Comércio Exterior: relação entre importação e exportação de soja, anos de 2021 e 2020.

Qual a importância da soja para a agricultura brasileira?

Fonte: Conab

Em comparação a outras culturas agrícolas, pode-se dizer que a soja é a cultura com maior participação do valor de produção e uma das principais culturas em extensão territorial, sendo que na safra passada (2020/2021), foram cultivados 38.507,6 mil hectares da oleaginosa.

Figura 2. Ranking: Agricultura, Valor da produção (2019).

Qual a importância da soja para a agricultura brasileira?

Fonte: IBGE (2019)

A liderança da soja na agricultura brasileira se deve principalmente pelo retorno econômico e versatilidade do grão, que pode ser utilizado pela indústria, como fonte de proteína para a criação animal, produção de óleo vegetal ou até mesmo na produção de biocombustíveis. Esses fatos entre outros, fazem da soja uma cultura amplamente difundida, responsável por alavancar o PIB do país, em conjunto com as demais cadeias do agronegócio.

A crescente demanda da soja, impulsionada pela versatilidade do grão, tem intensificado a produção do grão no país, exigindo aumento da produção para suprir as necessidades globais. Para 2029, a projeção é de aumento de 32% da produção, 22% do consumo e 41% das exportações (Aprosoja Brasil, 2020), sendo a expansão da área cultivada, uma das principais alternativas para o aumento da produção.

Além da importância econômica, a cadeia produtiva da soja desempenha papel social essencial no Brasil, empregando milhares de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao cultivo da soja, que contribuem para a economia local e regional, possibilitando o crescimento desenvolvimento do país. Estima-se que a cadeia produtiva da soja reúna no país mais de 243 mil produtores, e um mercado de 1,4 milhões de empregos (Aprosoja Brasil).  Sem falar, que a soja esta presente na alimentação humana e animal, sendo uma das principais, se não a principal fonte de proteína para a pecuária, alimentando bilhões de pessoas.

No sistema produtivo, a soja possibilita rentabilidade e lucratividade de lavouras produtoras de grãos, sendo a principal cultura de verão de Norte a Sul do país. Além disso, tecnologias como o sistema plantio direto possibilitam a maior sustentabilidade de lavoras sojículas, contribuindo inclusive para a redução da degradação ambiental.

Referências:

APROSOJA BRASIL. A SOJA. Associação Brasileira dos Produtores de Soja.

APROSOJA BRASIL. SOJA BRASILEIRA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS. Associação Brasileira dos Produtores de Soja, 2020.

CONAB. ACOMPANHAMENTO DA SAFRA BRASILEIRA: GRÃOS, SAFRA 2020/21. 10° Levantamento, 2021.

CONAB. PORTAL INFORMAÇÕES AGROPECUÁRIAS: SOJA. Companhia Nacional de Abastecimento, 2021.

EMBRAPA. IMPORTÂNICA SOCIOECONÔMICA DA SOJA. Agência Embrapa de Informação e Tecnologia.

IBGE. PRODUÇÃO AGROPERCUÁRIA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2019.

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
A boa produtividade de uma lavoura depende de inúmeros fatores…
Cresta Posts Box by CP