Ciclo do algodão: conheça todas as etapas de desenvolvimento da cultura

O algodoeiro é uma planta perene de ciclo indeterminado. Em determinados momentos do ciclo do algodão é observado as fases vegetativa e reprodutiva acontecendo simultaneamente.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

O ciclo da cultura é determinada principalmente pela temperatura, ou seja, deve ocorrer um acúmulo mínimo de calor para ocorrer a emissão do primeiro botão floral (B1), surgimento da primeira flor (F1), primeiro capulho (C1) até o ponto de colheita.

Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro

Imagem 1: adaptada de Rosolem (2020). Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro em Mato Grosso. Crescimento do algodoeiro.

O ciclo da planta de algodão passa pela fase vegetativa, com duração de 27 a 38 dias, terminando na emissão do primeiro botão floral. Essa primeira fase tem o crescimento da parte aérea mais lento comparado ao crescimento da raiz. O estádio V0 ocorre da emergência da plântula até a nervura principal da primeira folha emitida ter 2,5 cm de comprimento. Já o estádio V1 é alcançado quando a segunda folha atinge os 2,5 cm de comprimento, assim seguindo o mesmo critério para as demais fases do desenvolvimento vegetativo (V2, V3, Vn…).

Escala vegetativa da planta de algodão

Imagem 2: Escala vegetativa da planta de algodão (Marur e Ruano, 2000). Desenho original de Maria G. Y. Sonomura.

A fase reprodutiva inicia-se com a emissão do primeiro botão floral visível (B1). Já o estádio B2 ocorre quando há a emissão do primeiro botão floral no segundo ramo reprodutivo visível e assim sucessivamente: estádio B3, B4, B5, Bn… Essa fase dura de 22 a 27 dias, e o crescimento da parte aérea é mais acelerado, necessitando iniciar o manejo com regulador de crescimento.

Fase de botões florais da planta de algodão

Imagem 3: Fase de botões florais da planta de algodão (Marur e Ruano, 2000). Desenho original de Maria G. Y. Sonomura.

A fase de botão floral (B) finaliza quando o primeiro botão origina a primeira flor de primeira posição no primeiro ramo reprodutivo (F1), iniciando a fase de floração. O estádio F2 ocorre quando há aparição da flor de primeira posição no segundo ramo reprodutivo. Já a aparição de uma flor de primeira posição no terceiro ramo reprodutivo indica a mudança de estádio para F3, este critério é usado para os próximos estádios.

Essa fase dura em torno de 58 a 67 dias e é onde a planta tem maior demanda por água, nutrientes e luz, e nesse período pode ocorrer o desenvolvimento de botões e maçãs simultaneamente, finalizando com a abertura do primeiro capulho.

Fase de floração da planta de algodão

A fase de capulhos inicia-se com a abertura do primeiro capulho de primeira posição no primeiro ramo reprodutivo – C1, seguido do estádio C2 onde há a abertura do capulho de primeira posição do segundo ramo reprodutivo e assim sucessivamente (C3, C4, Cn…). Essa fase tem duração de 40 a 60 dias e é finalizada quando o último capulho do ápice estiver aberto.

Fase de capulhos da planta de algodão

Conhecer as fases e os estádios fenológicos do algodoeiro é essencial para traçar as estratégias que serão usadas durante o desenvolvimento da cultura. Através deste conhecimento será possível direcionar as melhores épocas para o uso do regulador de crescimento, adubação e irrigação. A soma destes fatores são a chave para as altas produtividades.

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
O milho é uma das principais culturas produtoras de grãos…
Cresta Posts Box by CP