O algodoeiro é uma planta perene de ciclo indeterminado. Em determinados momentos do ciclo do algodão é observado as fases vegetativa e reprodutiva acontecendo simultaneamente.
Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:
O ciclo da cultura é determinada principalmente pela temperatura, ou seja, deve ocorrer um acúmulo mínimo de calor para ocorrer a emissão do primeiro botão floral (B1), surgimento da primeira flor (F1), primeiro capulho (C1) até o ponto de colheita.

Imagem 1: adaptada de Rosolem (2020). Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro em Mato Grosso. Crescimento do algodoeiro.
O ciclo da planta de algodão passa pela fase vegetativa, com duração de 27 a 38 dias, terminando na emissão do primeiro botão floral. Essa primeira fase tem o crescimento da parte aérea mais lento comparado ao crescimento da raiz. O estádio V0 ocorre da emergência da plântula até a nervura principal da primeira folha emitida ter 2,5 cm de comprimento. Já o estádio V1 é alcançado quando a segunda folha atinge os 2,5 cm de comprimento, assim seguindo o mesmo critério para as demais fases do desenvolvimento vegetativo (V2, V3, Vn…).

Imagem 2: Escala vegetativa da planta de algodão (Marur e Ruano, 2000). Desenho original de Maria G. Y. Sonomura.
A fase reprodutiva inicia-se com a emissão do primeiro botão floral visível (B1). Já o estádio B2 ocorre quando há a emissão do primeiro botão floral no segundo ramo reprodutivo visível e assim sucessivamente: estádio B3, B4, B5, Bn… Essa fase dura de 22 a 27 dias, e o crescimento da parte aérea é mais acelerado, necessitando iniciar o manejo com regulador de crescimento.

Imagem 3: Fase de botões florais da planta de algodão (Marur e Ruano, 2000). Desenho original de Maria G. Y. Sonomura.
A fase de botão floral (B) finaliza quando o primeiro botão origina a primeira flor de primeira posição no primeiro ramo reprodutivo (F1), iniciando a fase de floração. O estádio F2 ocorre quando há aparição da flor de primeira posição no segundo ramo reprodutivo. Já a aparição de uma flor de primeira posição no terceiro ramo reprodutivo indica a mudança de estádio para F3, este critério é usado para os próximos estádios.
Essa fase dura em torno de 58 a 67 dias e é onde a planta tem maior demanda por água, nutrientes e luz, e nesse período pode ocorrer o desenvolvimento de botões e maçãs simultaneamente, finalizando com a abertura do primeiro capulho.

A fase de capulhos inicia-se com a abertura do primeiro capulho de primeira posição no primeiro ramo reprodutivo – C1, seguido do estádio C2 onde há a abertura do capulho de primeira posição do segundo ramo reprodutivo e assim sucessivamente (C3, C4, Cn…). Essa fase tem duração de 40 a 60 dias e é finalizada quando o último capulho do ápice estiver aberto.

Conhecer as fases e os estádios fenológicos do algodoeiro é essencial para traçar as estratégias que serão usadas durante o desenvolvimento da cultura. Através deste conhecimento será possível direcionar as melhores épocas para o uso do regulador de crescimento, adubação e irrigação. A soma destes fatores são a chave para as altas produtividades.