Tipo de soja: saiba para onde são destinadas

Boa parte da produção de soja é destinada principalmente a produção de óleo vegetal e nutrição animal, outro tipo de soja apresenta aptidão para compor diretamente a alimentação humana.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

A soja edamame e soja preta se destacam principalmente pelos benefícios trazidos a saúde. A soja preta é conhecida por possuir antocianinas, que proporcionam a pigmentação escura da soja e são capazes de agir nas células que armazenam gorduras, contribuindo para o processo de perda de peso. Além disso, a soja preta ainda possui de cinco a sete vezes mais antioxidantes em comparação a soja amarela. O edamame é a soja ainda com os grãos imaturos, interessante para a saúde por ser rica em proteínas, minerais e vitaminas A e C. Porém, o alimento possui baixa quantidade de isoflavonas (Stupiello, 2013).

1. Soja preta.

Tipo de soja: soja preta

Foto: BASTOS, Fabiano Marques Dourado– Embrapa Cerrados (2011)

2. Soja BRS 267 para uso como edamame.

Tipo de soja - Soja BRS 267 para uso como edamame

Foto: CARRÃO-PANIZZI, Mercedes Concórdia – Embrapa Trigo (2019)

Embora a preta, edamame e a soja amarela, tradicionalmente cultivada com interesse econômico sejam considerados os principais tipos da oleaginosa, é necessário destacar que existe uma grande diversidade de variações da soja. Ainda que no Brasil a soja amarela, seja tradicionalmente cultivada como principal cultura produtora de grãos em muitas propriedades durante o período do verão, Carvalho et al. (2022) destacam que a soja também pode ser empregada como cultura de cobertura no período de primavera/verão.

Em virtude da sua capacidade em realizar a fixação biológico de nitrogênio em simbiose com bactérias fixadoras de N, como planta de cobertura a soja é muito empregada na rotação de culturas pelos benefícios aportados ao sistema, em especial pelo acúmulo de nitrogênio em sua biomassa, entretanto cabe destacar que é uma cultura exigente em condições ambientais, especialmente com relação ao pH e nutrição do solo (Carvalho et al., 2022).

Agronomicamente, a terminologia “tipo de soja” também está relacionada ao tipo de crescimento da cultura, sendo que no Brasil, são semeadas atualmente cultivares de soja de tipo de crescimento determinado, semi-determinado e indeterminado (Zanon et al., 2018). O tipo de crescimento na cultura da soja é definido pela sobreposição das fases vegetativa e reprodutiva, sobreposição essa, determinada pelo período entre o início do florescimento até a emissão do último nó na haste principal (Tagliapietra et al., 2022).

Segundo Thomas (2018), de maneira simplificada, o tipo de crescimento determinado é definido pela não emissão de novos nós no caule após o florescimento da planta. Entretanto, a planta pode aumentar em estatura devido ao alongamento dos espaços entre nós. Já no tipo indeterminado, a planta continua a emitir novos nós no caule após o florescimento. Apresenta legumes axilares e ausência ou poucos legumes no nó terminal.

Plantas de soja do tipo semi-determinado ou semi-indeterminado por sua vez, apresentam características intermediárias entre os tipos determinado e indeterminado, onde segundo classificação de Thseng & Hosokawa (1972) o aumento do número de nós no caule depois do início do florescimento é igual ou menor que o número de nós até o início do florescimento (Thomas, 2018).

Tendo em vista a variabilidade em que a terminologia “tipo” é utilizada na cultura da soja, é importante definir com clareza em que sentido o termo está sendo empregado. Contudo, cabe destacar que além dos tipos de crescimento, se tratando do tipo de soja com base eu seu uso, existem diversas variações, além da tradicional soja amarela.

Referências:

CARVALHO, M. L. et al. GUIA PRÁTICO DE PLANTAS DE COBERTURA: ASPECTOS FILOTÉCNICOS E IMPACTOS SOBRE A SAÚDE DO SOLO. ESALQ-USP, 2022.

STUPIELLO, B. SOJA: BENEFÍCIOS, TIPOS, NUTRIENTE E COMO CONSUMIR. Minha Vida: Alimentação, 2013.

TAGLIAPIETRA, E. L. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, Ed. 2, 2022.

THOMAS, A. L. SOJA: TIPOS DE CRESCIMENTO DA PLANTA. UFRGS, 2018.

THSENG, F.; HOSOKAWA, S. SIGNIFICANCE OF GROWTH HABIT IN SOYBEAN BREEDING. I. Varietal differences in characteristics of growth habit. Japanese Journal of Breeding, v. 22, p.261-268, 1972.

ZANON, A. J. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, Ed. 1, 2018.

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
O Adubo Fósforo (P), é considerado um macronutriente essencial para…
Cresta Posts Box by CP