Fósforo: tudo o que você precisa saber antes de aplicar o adubo

O Adubo Fósforo (P), é considerado um macronutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento vegetal, sua deficiência além de resultar em sintomas típicos na planta, pode limitar a produtividade da cultura, comprometendo a produção em algumas situações.  Visando reduzir os impactos fisiológicos na planta e econômicos na produção, a adequação dos níveis nutricionais de P no solo é fundamental para a sustentabilidade e rentabilidade do sistema de produção.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

Entretanto, o Fósforo é considerado um nutriente praticamente imóvel no solo (Pereira, 2009), com uma complexa dinâmica, o que dificulta a adubação, sendo necessária perícia para uma adequando manejo nutricional utilizando adubos fosfatados. 

Figura 1. O ciclo do Fósforo no solo: Seus componentes e correspondência com as frações estimadas pelo fracionamento de Hedley et al. (1982) (Gatiboni, 2003).

Ciclo do Fósforo no solo

Fonte: Fonte: Gatiboni (2003)

De modo geral, pode-se dizer que a maioria das culturas agrícolas apresentam respostas positivas ao aporte nutricional pelo uso de fósforo, sendo possível observar incrementos de produtividade a medida em que ocorre o incremento nutricional (Figura 2). Para a cultura da soja, são necessários em média, cerca de 15 Kg de P2O5 por tonelada de grãos produzidos (Gitti; Roscoe; Rizzato, 2019).

Figura 2. Representação de uma curva de calibração de resposta de plantas em termos de rendimento relativo em função dos teores de P disponível no solo, adubação fosfatada requerida para as diferentes classes de disponibilidade do nutriente no solo.

curva de calibração de resposta de plantas em termos de rendimento relativo em função dos teores de P disponível no solo

Adaptado: CQFS-RS/SC (2004), apud. Rheinheimer et al. (2020)

Além do adequado aporte nutricional, é necessário atentar para as fontes de fósforo e forma de aplicação. O Fósforo orgânico não á prontamente assimilável pelas plantas, sendo necessário sua mineralização e solubilização, logo, a adubação utilizando fertilizantes orgânicos como fonte de Fósforo requer maior atenção, principalmente com relação ao período de realização para que o nutriente esteja prontamente disponível para planta quando mais requerido.

O mais comum a nível comercial é o uso de fertilizantes fosfatados de origem mineral, sendo possível encontrar diversas fontes de fósforo no mercado (tabela 1), de diferentes características físico-químicas e originários de diferentes matérias-primas. Normalmente o fósforo é fornecido ao sistema de produção via fertilizantes formulados N-P-K, na adubação de base (na semeadura da cultura).

Tabela 1. Principais fontes de fósforo disponíveis para uso na agricultura.

Principais fontes de fósforo

Fonte: MAPA, apud. Gitti; Roscoe; Rizzato (2019)

A definição da fonte de Fósforo a ser utilizada deve levar em consideração as necessidades da cultura e disponibilidade de recursos, sobretudo, a forma de aplicação é tão importante quando definir a fonte e dose do adubo Fósforo. Por apresentar baixa mobilidade no solo (praticamente imóvel), a adubação fosfatada deve ser realizada preferencialmente via sulco, predominantemente na camada de solo explorada pelo sistema radicular da planta.

Conforma observado por Barbosa et al. (2015), analisando a eficiência da combinação de modos de aplicação de fertilizantes fosfatados na distribuição vertical do Fósforo no solo, a forma de aplicação do fertilizante influencia na distribuição do nutriente no solo. Resultados obtidos pelos autores indicam que a maior produtividade da soja foi obtida com 100% da adubação em linha.

Figura 3. Distribuição do P no solo em função da profundidade e dos tratamentos. (Extrator Resina).

Distribuição do P no solo em função da profundidade e dos tratamentos

Fonte: Barbosa et al. (2015)

O fato demonstra a importância da correta adubação fosfatada, principalmente com relação ao modo de aplicação. Dessa forma, pode-se dizer que assim como a adequada dose e fonte de Fósforo, é fundamental atentar para a forma de aplicação do adubo Fósforo, sendo aconselhada a aplicação desse nutriente via sulco sempre que possível.

Referências:

BARBOSA, N. C. et al. DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DO FÓSFORO NO SOLO EM FUNÇÃO DOS MODOS DE APLICAÇÃO. Biosci. J., Uberlândia, v. 31, n. 1, p. 87-95, Jan./Feb. 2015.

GATIBONI, L. C. DISPONIBILDIADE DE FORMAS DE FÓSFORO DO SOLO ÀS PLANTAS. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, 2003.

GITTI, D. C.; ROSCOE, R.; RIZZATO, L. A. MANEJO E FERTILIZADADE DO SOLO PARA A CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2018/2019, 2019.

PEREIRA, H. S. NUTRIENTES: FÓSFORO E POTÁSSIO EXIGEM MANEJOS DIFERENCIADOS. Visão Agrícola, n. 9, 2009.

RHEINHEIMER, D. S. et al. CICLO BIOGEOQUÍMICO DO FÓSFORO, DISGNÓSTICO DE DISPONIBILDIADE E ADUBAÇÃO FOSFATADA. Porto Alegre, 2020.

Últimos posts

Estratégias de Colheita e Pós-Colheita para Culturas de Verão

Estratégias de Colheita e Pós-Colheita para Culturas de Verão

Conhecer as estratégias de colheita específicas para cada cultura é fundamental para a garantia de máxima qualidade do produto. Uma das principais dicas é conhecer o momento ideal para a colheita, levando em consideração fatores como o estágio de maturação da planta e...

Entenda o Papel dos Macronutrientes na Nutrição das Plantas

Entenda o Papel dos Macronutrientes na Nutrição das Plantas

Os nutrientes são elementos químicos essencialmente requeridos pelas plantas para que estas possam crescer, desenvolver e deixar descendentes. Hoje, existem 17 elementos cuja essencialidade foi comprovada pela pesquisa: C, H, O, N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cl, Cu, Fe, Mn,...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
Determinadas práticas de manejo na cultura do milho necessitam ser…
Cresta Posts Box by CP