Quando plantar milho?

Você já deve ter se perguntado quando plantar milho, antes de responder essa pergunta vamos falar sobre o cenário atual da cultura. O milho é uma das principais culturas agrícolas a nível mundial, no Brasil o milho pode ser cultivado tanto na modalidade safra quanto safrinha (segunda safra), em regiões onde as condições climáticas e ambientais favorecem seu desenvolvimento. No período de safra o milho é cultivado normalmente em rotação de culturas com a soja, já na modalidade safrinha, ele é cultivado em sucessão a soja. O milho pode ser cultivado em consórcio com outras espécies, tais como o consórcio entre milho e braquiária, que além de promover maior uso da terra contribui para o aumento do período de cobertura do solo, servindo também como forragem para bovinos após a colheita do milho.

A cultura do milho apresenta sensibilidade a períodos de frio intenso, principalmente se tratando de geadas. A ocorrência de geadas pode até mesmo comprometer a viabilidade da planta dependendo do estádio de desenvolvimento do milho em que ocorre o fenômeno. Segundo Ciampitti; Elmore; Lauer (2016) o impacto de geadas pode ser grave para a qualidade do grão (perdas de rendimento de 25% a partir de geada de baixa intensidade e de 40% em geada severa).

As principais condições climáticas para o cultivo de milho estão relacionadas a temperatura média do ar e disponibilidade hídrica do solo. Em média o milho (ciclo médio) cultivado para a produção de grãos secos consome de 400 a 700 mm de água em seu ciclo completo (Andrade et al., 2006). Estresses hídricos tanto por excesso quanto escassez hídrica podem limitar o crescimento e desenvolvimento, afetando diretamente o potencial produtivo da cultura e produtividade final do milho. No Brasil a definição do momento adequado de se fazer a semeadura afeta diretamente a disponibilidade hídrica durante o desenvolvimento da cultura.

Como definir quando plantar milho?

A definição das cultivares a serem semeadas com base em características do sistema de produção, resistência genética e aptidão de cultivo, e seu melhor momento de semeadura é fundamental para reduzir perdas produtivas em consequência de fenômenos e condições climáticas. Pensando nisso, tem-se o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), que leva em consideração, além das exigências climáticas da cultivar, características ambientais como tipo de solo e ciclo médio da cultivar, para dar maior assertividade do momento de semeadura em diferentes regiões de cultivo.

O ZARC é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar quando plantar milho, ou seja, a melhor época de plantio da cultura nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e é adotada pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários (MAPA, 2021).

Para identificar quando plantar milho, têm-se o ZARC que estabelece para diferentes regiões de cultivo com base nas cultivares aptas a semeadura e características ambientais das regiões, havendo distinção entre os zoneamentos para o milho cultivado na safra, safrinha e em consórcio com braquiária. Normalmente o ZARC para um Estado é determinado por meio de portarias, a exemplo da Portaria SPA/MAPA Nº 188, de 23 de maio de 2022 que aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC para a cultura do milho 1ª safra no estado do Rio Grande do Sul, ano-safra 2022/2023.

Visando maior praticidade na consulta as datas de semeadura recomendadas e estabelecidas pelo ZARC, além das portarias para cada região de cultivo, podem ser acessadas por meio de tablets e smartphones de forma mais prática. As informações oficiais do ZARC facilitam a orientação quanto aos programas de política agrícola do Governo Federal, por meio do aplicativo móvel ZARC Plantio Certo desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP), que está disponível nas lojas de aplicativos:  iOS e Android (MAPA, 2022). Outra forma de consulta aos resultados do ZARC é por meio do acesso á plataforma “Painel de indicação de Riscos”.

A semeadura da planta de milho irá depender de cada região de cultivo, modalidade de cultivo (safra, safrinha e/ou consórcio), assim como características de solo e ciclo da cultivar, sendo recomendado seguir as orientações presentes no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

Referências:

ANDRADE, C. L. T. et al. VIABILIDADE E MANEJO DA IRRIGAÇÃO DA CULTURA DO MILHO. Embrapa, Circular Técnica, n. 85, 2006.

CIAMPITTI, I. A.; ELMORE, R. W.; LAUER, J. FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO MILHO. Kansas State University Agricultural Experiment Station and Cooperative Extension Service, 2016.

MAPA. PAINEL DE INDICAÇÃO DE RISCOS. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2022.

MAPA. ZONEAMENTO AGRÍCOLA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2021.

PORTARIA SPA/MAPA Nº 188, DE 23 DE MAIO DE 2022. Aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC para a cultura do milho 1ª safra no estado do Rio Grande do Sul, ano-safra 2022/2023. Portaria publicada no D.O.U do dia 25 de maio de 2022, seção 1.

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
O gênero Gossypium contém 50 espécies distribuídas na maioria das…
Cresta Posts Box by CP