Quando plantar milho?

Quando plantar milho?
Bookmarked. View Bookmarked Content Add to bookmarks
Something went wrong. Please try again later...

Você já deve ter se perguntado quando plantar milho, antes de responder essa pergunta vamos falar sobre o cenário atual da cultura. O milho é uma das principais culturas agrícolas a nível mundial, no Brasil o milho pode ser cultivado tanto na modalidade safra quanto safrinha (segunda safra), em regiões onde as condições climáticas e ambientais favorecem seu desenvolvimento. No período de safra o milho é cultivado normalmente em rotação de culturas com a soja, já na modalidade safrinha, ele é cultivado em sucessão a soja. O milho pode ser cultivado em consórcio com outras espécies, tais como o consórcio entre milho e braquiária, que além de promover maior uso da terra contribui para o aumento do período de cobertura do solo, servindo também como forragem para bovinos após a colheita do milho.

A cultura do milho apresenta sensibilidade a períodos de frio intenso, principalmente se tratando de geadas. A ocorrência de geadas pode até mesmo comprometer a viabilidade da planta dependendo do estádio de desenvolvimento do milho em que ocorre o fenômeno. Segundo Ciampitti; Elmore; Lauer (2016) o impacto de geadas pode ser grave para a qualidade do grão (perdas de rendimento de 25% a partir de geada de baixa intensidade e de 40% em geada severa).

As principais condições climáticas para o cultivo de milho estão relacionadas a temperatura média do ar e disponibilidade hídrica do solo. Em média o milho (ciclo médio) cultivado para a produção de grãos secos consome de 400 a 700 mm de água em seu ciclo completo (Andrade et al., 2006). Estresses hídricos tanto por excesso quanto escassez hídrica podem limitar o crescimento e desenvolvimento, afetando diretamente o potencial produtivo da cultura e produtividade final do milho. No Brasil a definição do momento adequado de se fazer a semeadura afeta diretamente a disponibilidade hídrica durante o desenvolvimento da cultura.

Como definir quando plantar milho?

A definição das cultivares a serem semeadas com base em características do sistema de produção, resistência genética e aptidão de cultivo, e seu melhor momento de semeadura é fundamental para reduzir perdas produtivas em consequência de fenômenos e condições climáticas. Pensando nisso, tem-se o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), que leva em consideração, além das exigências climáticas da cultivar, características ambientais como tipo de solo e ciclo médio da cultivar, para dar maior assertividade do momento de semeadura em diferentes regiões de cultivo.

O ZARC é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar quando plantar milho, ou seja, a melhor época de plantio da cultura nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e é adotada pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários (MAPA, 2021).

Para identificar quando plantar milho, têm-se o ZARC que estabelece para diferentes regiões de cultivo com base nas cultivares aptas a semeadura e características ambientais das regiões, havendo distinção entre os zoneamentos para o milho cultivado na safra, safrinha e em consórcio com braquiária. Normalmente o ZARC para um Estado é determinado por meio de portarias, a exemplo da Portaria SPA/MAPA Nº 188, de 23 de maio de 2022 que aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC para a cultura do milho 1ª safra no estado do Rio Grande do Sul, ano-safra 2022/2023.

Visando maior praticidade na consulta as datas de semeadura recomendadas e estabelecidas pelo ZARC, além das portarias para cada região de cultivo, podem ser acessadas por meio de tablets e smartphones de forma mais prática. As informações oficiais do ZARC facilitam a orientação quanto aos programas de política agrícola do Governo Federal, por meio do aplicativo móvel ZARC Plantio Certo desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP), que está disponível nas lojas de aplicativos:  iOS e Android (MAPA, 2022). Outra forma de consulta aos resultados do ZARC é por meio do acesso á plataforma “Painel de indicação de Riscos”.

A semeadura da planta de milho irá depender de cada região de cultivo, modalidade de cultivo (safra, safrinha e/ou consórcio), assim como características de solo e ciclo da cultivar, sendo recomendado seguir as orientações presentes no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

Referências:

ANDRADE, C. L. T. et al. VIABILIDADE E MANEJO DA IRRIGAÇÃO DA CULTURA DO MILHO. Embrapa, Circular Técnica, n. 85, 2006.

CIAMPITTI, I. A.; ELMORE, R. W.; LAUER, J. FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO MILHO. Kansas State University Agricultural Experiment Station and Cooperative Extension Service, 2016.

MAPA. ZARC: ZONEAMENTO AGRÍCOLA DO MILHO 2ª SAFRA E CONSÓRCIO COM BRAQUIÁRIA PARA 2022/2023 SÃO PUBLICADOS. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2022.

MAPA. ZONEAMENTO AGRÍCOLA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2021.

PORTARIA SPA/MAPA Nº 188, DE 23 DE MAIO DE 2022. Aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC para a cultura do milho 1ª safra no estado do Rio Grande do Sul, ano-safra 2022/2023. Portaria publicada no D.O.U do dia 25 de maio de 2022, seção 1.