ALGODÃO

Nesta seção, trazemos informações detalhadas sobre o desenvolvimento do algodão, incluindo uma descrição das diversas fases do cultivo, que podem ser visualizadas de forma prática e dinâmica. Além disso, aqui você também encontra um guia com as principais deficiências que podem acometer a lavoura de algodão, bem como as formas de identificar cada uma delas.

FASES

O QUE ACONTECE EM CADA FASE

DO DESENVOLVIMENTO DO ALGODÃO?

Estamos no Spotify!

No episódio abaixo, batemos um papo com Larissa Querino, Representante técnica de Vendas na Stoller, e Ewerton Dilelis, que também é Representante técnico de Vendas na Stoller, sobre a redução de abortamento e mitigação de estresse na cultura do algodão. Confira!

CONHEÇA A APLICAÇÃO CORRETA DAS SOLUÇÕES INTEGRADAS STOLLER – ALGODÃO

SOLUÇÕES INTEGRADAS STOLLER – ALGODÃOselo

Conheça nossos produtos de Fisiologia e Nutrição e Defesa que irão te ajudar a aumentar a produtividade do seu algodão!

 

DEFICIENCIAS

COMO IDENTIFICAR AS

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS?

Micronutrientes

Zinco

imagem

As folhas novas apresentam tamanho reduzido e clorose difusa. Quando os sintomas são severos, os entrenós apresentam-se curtos e as nervuras escurecidas.

Manganês

imagem

Folhas novas com clorose internerval caracterizando um “reticulado grosso”, em que as nervuras e regiões adjacentes permanecem verdes e o restante do limbo foliar apresenta-se verde-pálido ou amarelecido.

Boro

imagem

Folhas novas cloróticas, disformes e com o limbo enrugado (1). Escurecimento interno da parte basal de frutos em início de formação (2). Escurecimento da medula do pecíolo foliar, com a formação de vários anéis (3). Reduzida frutificação e capulhos de tamanho pequeno.

Ferro

imagem

Folhas novas com coloração verde-pálida. A medida que o sintoma se agrava, ocorre clorose internerval com aspecto de “reticulado fino”, em que apenas as nervuras permanecem verdes.

Cobre

imagem

Folhas novas cloróticas, apresentando pontuações pardas na extremidade.

Molibdênio

imagem

Nutriente fundamental para o metabolismo do nitrogênio. Sua falta acarreta acúmulo de nitrato nos tecidos da planta, levando à queda excessiva de flores e frutos jovens.

Macronutrientes 

Nitrogênio

imagem

Amarelecimento gradativo das folhas mais velhas, que com a evolução do sintoma passam a exibir manchas avermelhadas.

Fósforo

imagem

Plantas com crescimento lento, apresentando folhas pequenas e com coloração verde-escura. À medida que o sintoma progride, as folhas tornam-se pardacentas.

Potássio

imagem

Variegação verde-amarelado do limbo foliar com ligeira proeminência das nervuras; seca e necrose das bordas da folha; desenvolvimento reduzido do capulho e baixa qualidade de fibra.

Magnésio

imagem

Descoloração do limbo foliar nos espaços entre as nervuras. Com a progressão do sintoma, as nervuras mantêm a coloração verde, enquanto o restante do limbo torna-se vermelho-púrpura.

Cálcio

imagem

Folhas novas pequenas, freqüentemente com o limbo deformado. Plantas com sistema radicular pouco desenvolvido e apresentando baixa retenção de frutos.

Enxofre

imagem

Folhas novas com tamanho reduzido, apresentando coloração verde-clara uniforme em toda a extensão do limbo.

 

RESULTADOS

A PESQUISA E O CAMPO

COMPROVAM NOSSA EFICIÊNCIA

01

Média total incremento @/ha - Brasil

grafico

02

Algodão: Produtividade Algodão em caroço - Brasil

grafico

Encontre o

ESPECIALISTA STOLLER

MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

Uma forma rápida e prática de entrar em contato com a Stoller

Saiba mais