O que acontece no início do estádio reprodutivo da soja?

Durante o estádio reprodutivo da soja, uma série de cuidados são necessários, visando evitar a matocompetição e  incidência de pragas e doenças. Dependendo da espécie de praga ou doença, comportamentos distintos são observados frente a incidência na cultura e os danos ocasionados. Pragas como os percevejos por exemplo, exercem maior dano na soja no período reprodutivo do que no período vegetativo da cultura.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

Para auxiliar práticas de manejo da soja, o uso de escalas fenológicas é indispensável. As escalas são utilizadas para a determinação do estádio de desenvolvimento da cultura, sendo a mais utilizada na cultura da soja a escala proposta por Fehr & Caviness em 1977.

Segundo a escala fenológica de Fehr & Caviness (1977),  o período reprodutivo da soja é marcado pelo início do florescimento da soja, sendo observada uma flor aberta em qualquer nó da haste principal, a planta encontra-se em R1. A cor da flor pode variar de acordo com a cultivar, sendo mais comum as colorações roxa ou branca.

Figura 1. Planta de soja em R1 conforme escala fenológica de Fehr & Caviness (1977).

Fonte: Stoller.

O que acontece no estádio reprodutivo da soja?

Nesse estádio do desenvolvimento, a planta começa a aumentar o acúmulo de matéria seca e nutrientes, chegando em seu máximo no período de enchimento de grãos.

Figura 2. Marcha de acúmulo de Matéria Seca (MS) e nutrientes na cultura da soja. Destacado em vermelho o período de máxima absorção de MS e nutrientes.

Fonte: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja.

Embora diferenças possam ocorrer entre cultivares, de maneira geral todas seguem esse comportamento de absorção de matéria seca e nutrientes.

Qual o hábito de crescimento dos cultivares de soja?

Cultivares de soja podem variar de acordo com o hábito de crescimento, sendo o início do florescimento fundamental para a identificação desses. Os hábitos de crescimento mais comuns encontrados em cultivares de soja brasileiras são o hábito de crescimento determinado e o hábito de crescimento indeterminado.

Cultivares de hábito de crescimento determinado, após o início do florescimento (marcado por R1) crescem pouco e não ramificam mais; além disso, o florescimento ocorre simultaneamente em toda a planta; vagens e grãos desenvolvesse praticamente ao mesmo tempo, seja no topo ou parte inferior da planta; apresentam racemo longo e folhas do topo ou base da planta apresentam dimensões praticamente iguais (Embrapa).

Já cultivares tidas com hábito de crescimento indeterminado, seguem crescendo após o início do florescimento, podendo até mesmo dobrar de estatura até a maturação fisiológica da planta. O florescimento da planta não ocorre de forma simultânea, sendo observado primeiro na parte inferior da planta e ascendendo. Da mesma forma para a formação de vagens e grãos, que ocorrem de baixo para cima na planta. Diferentes dimensões são observadas nas folhas da planta, sendo as folhas da parte inferior maiores quando comparadas as folhas da parte superior (Embrapa).

Figura 3. Evapotranspiração diária (ET) em diferentes estádios do desenvolvimento da soja.

Fonte: Berlato; Matzenauer; Bergamaschi (1986).

Quais pragas deve-se atentar nesse estádio?

Segundo Sosa-Gómes et al. (2006), no estádio reprodutivo da soja deve-se atentar principalmente para a presença de percevejos e lagartas que atacam vagens e estruturas reprodutivas, como as lagartas do complexo Spodopera spp. e Helicoverpa spp. respectivamente.

Além de causar perdas significativas na produtividade da soja, percevejos como o percevejo-marrom (Euschistus heros), o percevejo verde (Nezara viridula), o percevejo verde-pequeno (Piezodorus guildinii) entre outros, podem causar injurias de ordem qualitativa, prejudicando atributos fisiológicos como a germinação das sementes.

Com o aumento da área foliar e condições de elevada temperatura e umidade, doenças fúngicas podem incidir com facilidade na cultura da soja, prejudicando o crescimento e desenvolvimento vegetal. Doenças como a Antracnose (Colletotrichum truncatum) são frequentemente encontradas no período inicial da formação de vagens, sendo assim, o monitoramento dessa e outras doenças é fundamental para evitar perdas quantitativas e qualitativas da soja.

O início do florescimento estabelece um período onde é necessário maior cautela com a cultura, evitando injurias em estruturas reprodutivas da planta e atentando para o requerimento hídrico da cultura, sendo assim o monitoramento da lavoura é indispensável.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais!

Referências:

BERLATO, M.A.; MATZENAUER, R.; BERGAMASCHI, H. EVAPOTRANSPIRAÇÃO MÁXIMA DA SOJA E RELAÇÕES COM A EVAPOTRANSPIRAÇÃO CALCULADA PELA EQUAÇÃO DE PENMAN, EVAPORAÇÃO DO TANQUE “CLASSE A” E RADIAÇÃO SOLAR. Agronomia Sulriograndense, Porto Alegre, v.22, n.2, p.243-259, 1986.

EMBRAPA. Agência Embrapa de Informação Tecnológica.

FEHR, W.R.; CAVINESS, C.E. STAGES OF SOYBEAN DEVELOPMENT. Ames: Iowa State University, (Special Report, 80), 12p. 1977.

SOSA-GÓMEZ, D. R. et al. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE INSETOS E OUTROS INVERTRBRADOS DA CULTURA DA SOJA. Embrapa, Documentos, n. 269, 2006.

Últimos posts

Estratégias de Colheita e Pós-Colheita para Culturas de Verão

Estratégias de Colheita e Pós-Colheita para Culturas de Verão

Conhecer as estratégias de colheita específicas para cada cultura é fundamental para a garantia de máxima qualidade do produto. Uma das principais dicas é conhecer o momento ideal para a colheita, levando em consideração fatores como o estágio de maturação da planta e...

Entenda o Papel dos Macronutrientes na Nutrição das Plantas

Entenda o Papel dos Macronutrientes na Nutrição das Plantas

Os nutrientes são elementos químicos essencialmente requeridos pelas plantas para que estas possam crescer, desenvolver e deixar descendentes. Hoje, existem 17 elementos cuja essencialidade foi comprovada pela pesquisa: C, H, O, N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cl, Cu, Fe, Mn,...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Compartilhar:

0 comentários

Recommended
Quando falamos de manejos fitossanitários para garantir boas produtividades em…
Cresta Posts Box by CP