Lavoura de café: como identificar deficiências nutricionais?

Produtor, a algumas semanas atrás, produzimos um artigo para falar um pouco sobre as deficiências nutricionais que geralmente acometem as lavouras de milho, causando as temidas folhas amarelas ou roxas. No artigo de hoje, vamos abordar a questão do déficit de nutrientes do ponto de vista de uma lavoura de café.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

Quais são os nutrientes mais importantes para esse tipo de cultivo? Como fazer o diagnóstico de cada deficiência? Quais são os sintomas e sinais?

Continue lendo o nosso texto e acompanhe as respostas para essas e outras perguntas!

A importância do acompanhamento na lavoura de café

Como você já sabe, as plantas necessitam de uma série de elementos (macronutrientes e micronutrientes) para poderem sobreviver e crescer de maneira adequada.

Se algum desses elementos estiver em excesso ou em falta, é possível que a planta apresente alguns sintomas, como manchas, presença de pragas, doenças, entre outros.

E, nesses casos, tanto a produtividade da lavoura quanto a rentabilidade do produtor ficam comprometidas.

É por isso que o acompanhamento de perto é tão essencial. É claro que no caso da lavoura de café, alguns nutrientes precisam estar em maiores quantidades que outros, por exemplo. E é sobre isso que vamos falar logo a seguir. Acompanhe!

Deficiências de nutrientes na lavoura de café

Macronutrientes

Nitrogênio

A deficiência de nitrogênio na lavoura de café pode ser percebida através do amarelecimento uniforme, principalmente das folhas mais velhas. Essa descoloração acontece mais rapidamente nos locais em que há maior incidência de luminosidade. Além disso, outros sinais incluem a queda de folhas e frutos e a morte descendente de ramos.

Fósforo

A falta de fósforo em uma lavoura de café, por sua vez, pode ser notada por meio de manchas amareladas nas folhas mais velhas. Posteriormente, elas vão assumindo uma coloração amarelo-violácea e, depois, finalmente violácea. A queda de folhas e o sistema radicular mal desenvolvido também são comuns nesses casos.

Potássio

O sinal mais típico de uma deficiência de potássio em uma lavoura de café é a chamada “queimada foliar”, que são as necroses marginais nas folhas mais velhas, de cor castanha escura. Também é possível observar frutos pequenos e chochos e menor resistência da planta à seca.

Magnésio

Nestes casos, é possível notar entre as folhas velhas a clorose internerval, ou seja, o amarelecimento dos espaços entre as nervuras. Em alguns casos também podem surgir pequenos pontos laranjas ao longo das margens das folhas.

Cálcio

A deficiência de cálcio em uma lavoura de café faz com que ocorra o amarelecimento das folhas novas da borda para o centro, além da morte de ramos novos. Um outro ponto a se estar atento é o sistema radicular pouco desenvolvido, implicando em baixa resistência à seca, com queda de folhas, flores e frutos. Além disso, as margens das folhas também podem ficar com um formato ondulado, como se estivessem voltando-se para baixo.

Enxofre

Por fim, mas não menos importante, o último macronutriente essencial para uma lavoura de café é o enxofre. A sua deficiência pode ocasionar folhas novas pequenas e com um amarelecimento homogêneo. Essa deficiência é muito parecida com a de nitrogênio, só que aqui ela aparece nas folhas novas, como comentamos anteriormente.

Micronutrientes

Zinco

Para falar sobre a deficiência de micronutrientes na lavoura de café, vamos começar pelo zinco. As folhas novas ficam pequenas, cloróticas, em forma de lança e com os internódios curtos. Também há o surgimento de frutos menores e redução da produção. Por isso, é muito importante ficar atento quanto a deficiência desse nutriente!

Manganês

Na falta de manganês, as folhas novas começam a apresentar pequenos pontos esbranquiçados, que com o tempo vão apresentando uma coloração amarelada uniforme e intensa.

Boro

A deficiência nutricional de boro na lavoura de café ocasiona folhas novas mal formadas, morte da gema apical e superbrotamento de ramos em forma de leque.

Ferro

Nestes casos, é possível observar nas folhas novas uma clorose típica de reticulado fino. Aqui é importante ficar atento: as nervuras permanecem verdes, no entanto o limbo foliar fica amarelado, como na imagem abaixo.

Cobre

A deficiência de cobre na lavoura de café é uma das mais nítidas e pode ser percebida facilmente. As folhas novas apresentam as nervuras secundárias salientes (costelas) e curvadas para baixo. Ao longo da nervura central também podemos observar clorose.

Molibdênio

Folhas velhas com manchas amarelas e, em seguida, pardas-alaranjadas entre as nervuras. Encurvamento do limbo para baixo ao longo da nervura principal.

Faça chuva ou faça sol, a Stoller está com você!

Produtor, você já sabe que acompanhar de perto o cultivo de café e de qualquer outra cultura é essencial, não é mesmo?

Para facilitar ainda mais sua vida, a Stoller organizou todas essas informações sobre os macro e micronutrientes em um material bem completo e totalmente gratuito. Clique aqui para baixar agora mesmo e tenha ele sempre com você.

Além disso, não precisamos nem falar que nosso time de especialistas do campo está pronto para te atender sempre que preciso, né? Contamos com especialistas espalhados pelo Brasil todo e você pode encontrar o representante mais próximo da sua região clicando aqui. Estamos ansiosos para te atender!

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Compartilhar:

0 comentários

Recommended
O sucesso de uma lavoura de soja depende de uma…
Cresta Posts Box by CP