Nematicidas — Entenda o Papel no Controle de Pragas e Veja Como Aplicá-los

Você está tendo problemas com o desenvolvimento de suas lavouras? Talvez elas estejam tendo um ataque de nematoides, que são vermes microscópicos que parasitam as plantas, causando danos às raízes e comprometendo sua produtividade.

Como tratamento para esse tipo de problema, uma das práticas mais eficazes é a aplicação de nematicidas. Para o sucesso do tratamento, no entanto, o manejo integrado é crucial, pois essas estratégias irão prevenir o prejuízo dos nematoides e assegurar a lucratividade da propriedade agrícola.

Continue lendo este conteúdo para saber:

  • o que os nematoides podem causar nas plantas;
  • como acabar com os nematoides no solo;
  • qual o papel dos nematicidas no controle de nematoide;
  • como aplicar os nematicidas.

O que os nematoides podem causar nas plantas?

Os nematoides causam sérios prejuízos às plantas ao parasitarem suas raízes e interferirem em seu desenvolvimento. Eles se alimentam das células vegetais, prejudicando a absorção de água e nutrientes e por consequência tirando grande parte da produtividade das lavouras.

A resposta das plantas aos nematoides inclui sintomas como folhas amarelas e/ou murchas, folhas carijó, redução do crescimento e redução de produtividade. A presença desse tipo de verme também facilita a entrada de patógenos secundários, o que aumenta os danos às culturas e pode levar a perdas consideráveis na capacidade de produção. 

O impacto negativo desse parasita na produção agrícola é muito expressivo, levando à diminuição da produtividade, qualidade dos frutos e lucratividade. Controles eficazes, como a aplicação adequada de nematicidas e boas práticas de manejo, são essenciais para mitigar esses prejuízos.

Leia também > Nematóides na cana de açúcar podem estar dizimando sua renda

Como acabar com os nematoides no solo?

Para mitigar os problemas com nematoides é preciso investir em estratégias eficientes e integradas. Inicialmente, a rotação de culturas e o uso de plantas de coberturas são fundamentais para reduzir a densidade populacional desses parasitas.

Outras estratégias também se fazem necessárias e importantes, como a aplicação de nematicidas (químicos e biológicos), uso de cultivares resistentes e o incremento/manutenção de matéria orgânica no sistema. 

Investir na prevenção, aliada à diversificação de estratégias, é a chave para a eliminação dos nematoides de forma sustentável e eficiente, preservando a rentabilidade das lavouras.

Qual o papel dos nematicidas no controle de nematoides?

Os nematicidas desempenham um papel crucial no manejo de nematoides, agindo para minimizar os prejuízos nas áreas cultivadas. Esses agentes, que podem ser químicos ou biológicos, atuam de formas diversas, interferindo no sistema nervoso do verme ou afetando significativamente fases de seu desenvolvimento.

Os nematicidas biológicos atuam como agentes biocontroladores, promovendo a prevenção e controle dos parasitas sem causar danos ambientais ou ao ser humano.

Capazes de combater os nematoides desde os ovos e promover a proteção das raízes das plantas, os produtos biológicos colaboram para a preservação da saúde das culturas, assegurando colheitas melhores e mais sustentáveis.

Como aplicar nematicidas? Orientações gerais

A aplicação eficaz de nematicidas requer cuidado e aderência a diretrizes específicas. Antes de iniciar o tratamento, é crucial identificar a espécie de nematoide problema e compreender as necessidades da cultura alvo..

Para garantir os melhores resultados ao usar nematicidas, é importante seguir algumas boas práticas:

  • siga as recomendações do fabricante quanto à dosagem e ao método de aplicação, considerando fatores como tipo de solo, condições climáticas e estágio de desenvolvimento das plantas;
  • faça rotação de cultura, esse é um cuidado essencial para prevenir resistência;
  • consulte um especialista para orientações específicas, isso ajudará a garantir uma recomendação personalizada e eficaz ao enfrentar problemas com nematoides.

Qual nematicida usar, o químico ou o biológico?

A escolha entre nematicidas químicos e biológicos depende do nível de infestação e de  outras condições específicas da lavoura.

Os nematicidas biológicos, como o Rizotec, que é 100% natural e orgânico, apresentam uma alternativa eficaz e sustentável, minimizando impactos ambientais e garantindo alto nível de efetividade, para as principais espécies de fito-nematoides.

A decisão entre o nematicida biológico ou químico deve levar em conta fatores como o tipo de nematóide causador da infestação, a cultura envolvida e a integração de práticas agrícolas. Em muitos casos, a combinação das duas estratégias oferece uma solução mais equilibrada, maximizando eficácia e minimizando riscos. Consultar especialistas e seguir orientações específicas é crucial para uma escolha informada.

Leia também > Manejo Integrado de Nematoides da Soja

O controle de nematoides é vital para preservar a produtividade agrícola. E os nematicidas desempenham um papel fundamental, oferecendo soluções que protegem as plantas e garantem colheitas mais saudáveis e rentáveis.

Para saber mais sobre como controlar os nematoides em sua lavoura e minimizar os impactos produtivos e econômicos que esse tipo de infestação causa na sua lavoura, ouça o episódio do Campo On, podcast da Stoller, que fala sobre o manejo integrado de nematoides. É só clicar no link abaixo.

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recommended
Os desafios climáticos estão entre as questões que afetam a…
Cresta Posts Box by CP