Fixação biológica de nitrogênio: entenda este processo

A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é um dos processos mais importantes que regem a vida na Terra. Por meio desse processo, algumas espécies de plantas conseguem suprir sua necessidade de Nitrogênio para o bom crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma dessas espécies é a soja, cultura amplamente difundida e carro chefe de muitas propriedades produtoras de grãos em todo o mundo.

Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo:

Como a fixação biológica de nitrogênio impacta na produtividade?

Para boas produtividades de soja, é necessário adequado nível nutricional, sendo o Nitrogênio o nutriente mais requerido pela cultura. Felizmente, segundo Gitti (2015), uma boa inoculação da soja é capaz de fornecer por meio da fixação biologica de nitrogênio todo este nutriente exigido pela cultura para boas produtividades de soja. Entretanto, além da simbiose entre plantas de soja e bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Bradyrhizobium, as quais são fornecidas ao sistema de produção por meio da inoculação, outro processo é capaz de contribuir para o aumento de produtividade da soja, trata-se da associação entre bactérias do gênero Azospirillum e plantas de soja por meio da coinoculação da soja.

Mas os benefícios da coinoculação com Azospirillum spp. não param por ai, além de promover o crescimento do sistema radicular da soja, conforme observado por Gitti (2015) e Godinho et al. (2015), a coinoculação da soja (Bradyrhizobium + Azospirillum) possibilita o aumento do número de nódulos e massa de nódulos da FBN, contribuindo assim para maior fixação de nitrogênio e maior disponibilidade do nutriente para as plantas. Conforme ensaios de campo realizados pela Embrapa, a coinoculação da soja pode promover incremento médio de até 16,1% no rendimento da soja em comparação a áreas não inoculadas.

Figura 1.  Raiz de soja com nodulação abundante resultante da coinoculação com bactérias dos gêneros Bradyrhizobium e Azospirillum.

Fonte: Embrapa Soja

Avaliando a inoculação e coinoculação de sementes no desenvolvimento e produtividade da cultura da soja, Manteli et al. (2019) observaram que a coinoculação promoveu aumento em componentes de produtividade e na produtividade da soja em comparação a testemunha. Além disso, os autores também observaram aumento do número de nódulos da soja em função da coinoculação, corroborando os resultados apresentados por Gitti (2015) e Godinho et al. (2015).

Tabela 1. Número de vagens por planta (NV), massa de mil grãos (MMG) e produtividade da cultura da soja submetida à inoculação e coinoculação. UNISEP- Dois Vizinhos, PR, 2018.

* Significativo pelo teste F (α = 0,05). Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem entre si pelo teste Scott-Knott (α = 0,05). CV(%): Coeficiente de Variação.

Fonte: Manteli et al. (2019)

Conforme observado por Manteli et al. (2019), a coinoculação da soja proporcionou aumento médio na produtividade de aproximadamente 15,8% em comparação a soja apenas inoculada, destacando o importante papel da coinoculação para esta cultura. Entretanto, além de realizar a coinoculação, a forma como a qual é realizada é de suma importância e pode influenciar diretamente no sucesso do processo.

Quer saber como realizar uma avaliação assertiva da FBN na soja? Baixe agora o material abaixo e tire todas as suas dúvidas!

Coinoculação em soja

Por se tratar de organismos vivos, deve-se ter cuidado ao manipular inoculante seja nas sementes da soja ou no sulco de semeadura, uma vez que elevadas temperaturas podem proporcionar morte das bactérias. Quando se optar pelo uso de inoculantes turfosos, o uso de substâncias adesivas nas sementes é indispensável para promover adequada adesão entre sementes e inoculantes.

Ainda que sejam duas espécies distintas de bactérias, atualmente novas tecnologias combinam ambos os organismos em um só produto, facilitando a manipulação e dando mais praticidades ao processo de coinoculação. Uma dessas solução é o Masterfix L Dual Force, uma tecnologia desenvolvida pela Stoller que contêm em uma formulação líquida ambos os organismos e é sinônimo de qualidade para a Fixação Biológica do Nitrogênio, fornecendo bactérias com alta viabilidade (Stoller).

A formulação inovadora combina o Azospirillum + Bradyrhizobium na mesma formulação, possibilitando adequadas doses de inoculantes de forma eficaz e eficiente, facilitando o processo de coinoculação. Embora tecnologias como essa proporcionem maior praticidade no processo de coinoculação, independentemente de utilizar produtos de formulação única ou separados, o importante é não deixar de realizar a coinoculação da soja para maior produtividade e sustentabilidade da cultura, lembrando que “inoculação não dá trabalho, dá nitrogênio” e a coinoculação potencializa a inoculação e também crescimento do sistema radicular da soja.

Referências:

EMBRAPA. TECNOLOGIA DE COINOCULAÇÃO COMBINA ALTO RENDIMENTO COM SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE SOJA E DO FEIJOEIRO. Embrapa, News, 2014.

GITTI, D. C. INOCULAÇÃO E COINOCULAÇÃO NA CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2014/2015, 2015.

GODINHO, F. B. et al. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA. IX EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar 03 a 06 de novembro de 2015.

MANTELI, C. et al. INOCULAÇÃO E COINOCULAÇÃO DE SEMENTES NO DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA. Revista Cultivando o Saber, v. 12, n. 2, p. 111 – 122, 2019.

STOLLER. MASTERFIXL DUAL FORCE.

Últimos posts

Estratégias de Colheita e Pós-Colheita para Culturas de Verão

Estratégias de Colheita e Pós-Colheita para Culturas de Verão

Conhecer as estratégias de colheita específicas para cada cultura é fundamental para a garantia de máxima qualidade do produto. Uma das principais dicas é conhecer o momento ideal para a colheita, levando em consideração fatores como o estágio de maturação da planta e...

Entenda o Papel dos Macronutrientes na Nutrição das Plantas

Entenda o Papel dos Macronutrientes na Nutrição das Plantas

Os nutrientes são elementos químicos essencialmente requeridos pelas plantas para que estas possam crescer, desenvolver e deixar descendentes. Hoje, existem 17 elementos cuja essencialidade foi comprovada pela pesquisa: C, H, O, N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cl, Cu, Fe, Mn,...

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizando a Produtividade da Soja no Sul com Soluções Stoller

Maximizar a produtividade da soja no Sul do Brasil é um desafio diante das situações climáticas da região. E para atingir esse objetivo, é essencial a implementação de estratégias agronômicas e tecnologias inovadoras, visando não apenas ao aumento quantitativo, mas...

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Compartilhar:

0 comentários

Recommended
A cultura da soja é assolada por uma série de…
Cresta Posts Box by CP