A produtividade da soja é afetada por diversos fatores. Precisamos estar atentos durante todo os estádios de desenvolvimento da soja, a fim de proporcionar às plantas um ambiente ideal, protegendo os componentes de rendimento, garantindo a máxima produtividade da cultura.
Não consegue ler agora? Aproveita então para ouvir a versão em áudio deste post no player abaixo.
Os componentes primários de produtividade da soja correspondem ao número de plantas por área, número de vagens por planta, números de grãos por vagem e o peso de grãos (Figura 1). Esses componentes são essenciais para a produtividade final da cultura.
Entretanto a produtividade final da cultura também depende dos componentes secundários que englobam as características morfológicas e anatômicas, influenciando diretamente nos componentes primários.
Esses componentes precisam ser preservados durante todo o desenvolvimento da cultura. Essa proteção acontece desde o planejamento, proporcionando um solo com condições físicas, biológicas e químicas, para o desenvolvimento radicular das plantas.
Outro ponto de suma importância, é a eliminação de plantas daninhas, para que a cultura se desenvolva sem a competição por recursos naturais com outras plantas, e ao longo do desenvolvimento da cultura, as plantas devem ser protegidas do ataque de fungos e insetos, com o auxílio de fungicidas e inseticidas.
Escrito por: Me. Daiane Dalla Nora
0 comentários