Entenda a importância da auxina e da citocinina para a planta

A auxina e a citocinina desempenham um papel fundamental na nutrição de plantas e no enchimento dos frutos. Um desses papéis se dá durante a formação das células do xilema e do floema, em folhas jovens. A produção e o transporte desses hormônios vegetais em primórdios foliares é que determinará o formato e o padrão de nervação nas folhas maduras.

Não tem tempo para ler? Clica no player abaixo e escute agora mesmo a versão em áudio deste post.

Ainda, a aplicação de auxina em tecidos vegetais já diferenciados resulta na formação de novos canais, que ligam o local onde houve fornecimento dos hormônio vegetais com a venação pré-existente. Isso demonstra que mesmo em tecidos já formados, a suplementação com auxina é capaz de promover a formação de novos vasos condutores.

Almejando o melhor entendimento desse processo, um mutante de tomateiro chamado digeotropica (dgt), que produz auxina normalmente, mas que tem baixa sensibilidade a esse hormônio, foi utilizado em estudos realizados pelo P&D da Stoller do Brasil. O corte transversal da nervura principal de folhas de dgt apresentou células do xilema em menor número e desorganizadas, quando comparadas com folhas de plantas controle (Figura 1).

Corte transversal de planta controle (Micro Tom) e com baixa sensibilidade à auxina (dgt).
Figura 1. Corte transversal de planta controle (Micro Tom) e com baixa sensibilidade à auxina (dgt).

Essa redução no número de vasos condutores pode prejudicar o transporte de água e nutrientes para órgãos em desenvolvimento, bem como o transporte de carboidratos para o enchimento de frutos.

Segundo o Professor Doutor Tiago Tezotto a redução da disponibilidade de micronutrientes, mesmo que momentâneas ao longo do ciclo da cultura, prejudicam a eficiência dos processos fisiológicos, como a conversão de energia na planta. Entenda melhor este processe neste e-book grátis!

É sabido que em condições de estresse abiótico há menores níveis de auxina nas plantas. Em condições extremas, essa redução pode afetar o desenvolvimento de vasos do xilema e do floema de forma similar ao observado nesse estudo. Ressalta-se que a olho nu não foram observadas alterações no padrão de nervação e na formação e vasos condutores no mutante dgt, o que reforça o fato de que o produtor pode sofrer perdas sem que perceba. Em uma escala macro, as plantas dgt ainda apresentaram um menor desenvolvimento de raízes em detrimento do alongamento excessivo do caule, devido ao balanço auxina:citocinina, que foi comprometido (Figura 2).

Fenótipo da parte aérea e raízes de planta controle (Micro Tom) e com baixa sensibilidade à auxina (dgt).
Figura 2. Fenótipo da parte aérea e raízes de planta controle (Micro Tom) e com baixa sensibilidade à auxina (dgt).

Citocinina e o descarregamento de carboidratos nos frutos

Outro hormônio vegetal relacionado ao processo de transporte de solutos na planta, especificamente o transporte de carboidratos, é a citocinina. Esse hormônio vegetal é o responsável pelo estabelecimento de drenos na planta, através da ativação de enzimas do metabolismo de carboidratos. Quando essas enzimas são ativadas, há maior transporte de açúcares para o tecido em desenvolvimento.

Teor de açúcar em frutos maduros de plantas controle (Micro Tom) e deficientes em citocinina (35S::CKX2).
Figura 3. Teor de açúcar em frutos maduros de plantas controle (Micro Tom) e deficientes em citocinina (35S::CKX2).

Por isso, as citocininas desempenham um papel fundamental durante o processo de enchimento de frutos. Estudos mostram que frutos com maior concentração de citocininas apresentam maior força de dreno, favorecendo o acúmulo de carboidratos ao final da sua maturação. Para demonstrar a importância da citocinina nesse processo, frutos de tomateiro com baixa concentração desse hormônio tiveram o teor de açúcar medido. A deficiência de citocinina resultou em frutos com menor conteúdo de açúcares comparativamente ao controle (Figura 3).

“Tendo a auxina e a citocinina se mostrado vitais para o processo de transporte de solutos na planta, fica evidente a importância da utilização de Stimulate durante o enchimento de frutos. A utilização do regulador vegetal Stimulate associado à boa nutrição da planta, tendo em vista o fornecimento de nutrientes com papel fundamental no processo de enchimento, como o zinco, o cobre, o boro e o molibdênio presentes no Mover, resultam em maior produtividade e rendimento ao produtor.”

Últimos posts

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar

Fertilizante Foliar: O que é e Como Aplicar   O fertilizante foliar é um aditivo agrícola que, na agricultura moderna, emerge como uma ferramenta essencial no arsenal de qualquer produção agrícola. Além de melhorar significativamente a saúde geral das...

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

Nutrição foliar: o que é e como fazer  

A nutrição foliar é uma técnica na agricultura, que possibilita o fornecimento direto de nutrientes às plantas através das folhas. Esta prática é uma evolução de métodos aprimorada com a ciência agrícola atual. Representa uma abordagem complementar à nutrição...

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Como facilitar a fixação do nitrogênio pelas plantas?

Realizar a fixação biológica do nitrogênio (FBN) em seu cultivo é uma prática fundamental e que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Afinal, a presença do nitrogênio é fato vital para a síntese de proteínas e de outros...

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Como a biorregulação otimiza o desempenho das plantas?

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, otimizar o desempenho das plantas é uma meta essencial para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade. Uma abordagem inovadora e eficiente que tem ganhado destaque entre os profissionais com conhecimentos...

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

Inoculação na agricultura: o que é e como fazer  

A agricultura é um dos pilares fundamentais da economia global e demanda constantes inovações e práticas aprimoradas. Dentro deste contexto, a inoculação é uma estratégia de destaque na promoção do crescimento vegetal. Neste artigo, você entenderá: o que é a...

Compartilhar:

0 comentários