GPTW 2021

Estamos entre as 100 melhores empresas para se trabalhar

Premiação Great Place To Work (GPTW), reconhecida mundialmente, foi na Categoria Indústria e reforça o acompanhamento contínuo do clima organizacional e das práticas relacionadas a gestão de pessoas

O selo de qualidade GPTW – Great Place To Work, classifica as melhores empresas para se trabalhar anualmente, em diversas categorias. A Stoller do Brasil, que está entre as 100 melhores, cresceu em 20% o número de colaboradores em 2021. Tudo se deve às ações de crescimento dos negócios alinhadas à melhoria contínua de sua equipe. Para acompanhar esse crescimento, o investimento na estruturação de diferentes áreas e na capacitação profissional de seus colaboradores têm sido os pilares da empresa nos últimos anos, que busca oferecer serviços diferenciados e inovadores para seus clientes, garantindo seu lugar nas melhores empresas nível Indústria no GPTW.

Para Tiago Gontijo, Diretor Executivo da Stoller, esse crescimento só tem sido possível devido a estratégia de construir fortes parcerias com os clientes. “Nosso alicerce são as pessoas, que são especialistas no que fazem e comprometidas com um atendimento cada vez mais diferenciado, onde o foco sempre será o cliente. Como resultado, observamos uma relação de confiança mútua e uma grande satisfação de nossos profissionais, confirmadas pela conquista do ranking GPTW 2021”, analisa Gontijo.

Há vários anos a Stoller tem alcançado a Certificação GPTW, porém essa foi a primeira vez que foi ranqueada como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Indústria. Luciana Provazi, Gerente de Gestão Humana da Stoller, explica que anualmente a empresa tem feito melhorias nas práticas relacionadas à gestão de pessoas. Todo o trabalho começa pelo desenvolvimento de gestores, considerados peças-chave para qualquer transformação no ambiente de trabalho. Como destaque, 70% dos colaboradores atribuem o motivo de sua permanência ao alinhamento de seus valores com os da empresa e às oportunidades de crescimento e desenvolvimento que possuem. “Desde 2019 temos um projeto estratégico de transformação cultural, que conta com diversas ações para aumentar a inovação na empresa, melhorar nosso foco no cliente e trabalho em time, dar mais autonomia para nossos colaboradores e manter um ambiente de confiança para que as pessoas possam se comunicar de forma transparente”, explica Luciana.

A qualificação profissional da equipe começa no processo seletivo realizado pela Stoller, passando pelas etapas de onboarding e capacitação que perduram por toda a jornada do colaborador. Como destaque, a empresa possui um projeto estratégico de desenvolvimento do time de campo, chamado SAPIenS (Sistema de Aprendizagem Profissional Integrado Stoller), no qual é utilizada a aprendizagem ativa para capacitar os agrônomos da empresa, com estratégias de compartilhamento de informações em rede, potencializando o desenvolvimento técnico e comportamental do time que lida diretamente com os clientes. “Além de termos profissionais cada vez mais qualificados, certamente isso se reflete em melhores resultados no clima e na satisfação de nossos colaboradores”, completa Luciana.

A Stoller tem obtido uma alta participação dos colaboradores na pesquisa todos os anos, entre 85 e 90%. Ao receber a devolutiva da GPTW sobre os resultados no “Trust Index” – Índice de Satisfação Geral, são divulgados os resultados gerais para todos os gestores, que contribuem com uma análise desses resultados e, em seguida, divulgam para os colaboradores. Após essa etapa, a Stoller faz devolutivas específicas para cada área da empresa. “Esse momento é muito importante, pois os colaboradores falam abertamente sobre suas percepções e discutem possibilidades de planos de ação para melhoria em suas áreas e na empresa, etapa que consideramos ser a mais valiosa de todo o processo de pesquisa”, reforça Luciana.

Com o feedback em mãos, os gestores, a área de Gestão Humana e todos os colaboradores passam a implementar as ações sugeridas na devolutiva GPTW, buscando alcançar resultados cada vez melhores. Paralelamente, a área de Gestão Humana preenche o relatório da GPTW, o “Culture Audit”, onde descreve todas as práticas relacionadas às nove dimensões avaliadas na pesquisa, relatório que também é avaliado e compõe o resultado final da empresa.

Para 2022, a Stoller continua investindo em diversas ações relacionadas à comunicação, liderança e desenvolvimento profissional, para garantir um atendimento diferenciado para seus clientes, reforçando a importância da cultura como forma de sustentação da estratégia da empresa e da satisfação de seus colaboradores, que são o alicerce para se atingir os resultados do negócio.