Clima Organizacional: qual a Importância ?

Clima Organizacional é um conceito bastante simples, uma combinação de atitudes que são praticadas pela empresa e que influencia a percepção dos colaboradores a respeito dela. Se resume ao impacto dessas decisões corporativas e como elas afetam a forma como os profissionais percebem seu local de trabalho, tendo, por consequência, um reflexo positivo ou negativo.

Há seis anos, Luciana Provasi, gerente de Gestão Humana da Stoller, lembra como foi importante ingressar na pesquisa de clima organizacional conduzida pela consultoria global Great Place to Work (GPTW), uma referência em avaliação do ambiente de trabalho. A ação foi crucial para entender como os colaboradores da Stoller enxergavam a empresa e identificar os passos necessários para construir um ambiente mais saudável e produtivo.

“A empresa passou valorizar a colaboração, encorajando um maior protagonismo de todos os colaboradores, redistribuindo responsabilidades e promovendo uma cultura em que soluções são cocriadas. A liderança não precisa ter todas as respostas e isso não é um ponto de fraqueza e sim de engajamento em equipe”. Luciana Provazi, gerente de Gestão Humana da Stoller.

Carlos Henrique Sales Garcia, diretor Financeiro e Administrativo da Stoller, observa que a liderança da empresa reconheceu a necessidade de mudança e revitalização da cultura organizacional. Ele ainda destaca que a empresa buscava capturar a energia e perspectivas das gerações mais jovens, visando rejuvenescer aspectos dos negócios e de sua liderança.

“Houve essa mudança cultural, inclusiva, e quem se predispôs a fazê-la está aqui. A metodologia da GPTW foi uma ferramenta, não almejamos ranking e sim aprender com os pontos de atenção e fazer a mudança continuamente,”, explica. Carlos Henrique Sales Garcia, diretor Financeiro e Administrativo

Clima Organizacional qual a Importância

Adenílson Santana, RTV na região oeste de São Paulo, atualmente o colaborador de campo mais antigo da Stoller. São 38 anos vivenciando rotinas, primeiro como assistente de campo, até chegar a supervisor de vendas.

“Não imaginava que me tornaria um porta-voz para as novas gerações. Toda equipe de colaboradores que ingressa na empresa passa por um treinamento comigo, algo que me deixa lisonjeado.  Me sinto renovado ao dizer que somos parte dos valores da empresa e que ela nos dá todo o suporte para o crescimento profissional, sou exemplo disso”. Adenílson Santana, RTV

Já para Rodrigo Pavan, supervisor de produção na fábrica de biológicos em Cosmópolis (SP), teve momentos desafiadores e sentiu-se acolhido pela liderança e empresa.

“Em 2018 estava com apenas dois anos atuando na fábrica e estava passando por um momento difícil na vida pessoal. Tive uma crise de ansiedade, que não passava, e meu líder direto me acolheu, fui abraçado como um filho, me afastei e voltei forte com todo o apoio necessário. Hoje sou supervisor e quero fazer o mesmo pela minha equipe e crescer junto com todos”. Rodrigo Pavan, supervisor de produção

Rodrigo Pavan, supervisor de produção na fábrica de biológicos em Cosmópolis (SP)

Transformar é preciso!

Em um cenário mais amplo, a Stoller do Brasil participa ativamente de um novo momento da indústria agro, fazendo parte de um grupo de empresas que estão atentas com o clima organizacional propondo ambientes positivos e colaborativos, em que se pode catalisar a inovação, impulsionar o engajamento e gerar resultados sólidos e isso inclui os clientes, os produtores.

 A pesquisa GPTW, antes meramente uma métrica, se transformou em um barômetro tangível do progresso da empresa. Os indicadores, incluindo o Net Promoter Score (NPS) e o índice de inovação (IVR), demonstram uma evolução substancial e sustentada. O NPS, que mede a disposição dos colaboradores em recomendar a empresa, saltou de 58 em 2016 para 76 em 2023, indicando uma melhoria significativa na satisfação e no orgulho dos colaboradores. O IVR, um indicador de inovação, também impressiona, subindo de uma proporção de 2 para 4 colaboradores que acreditam na capacidade de inovar medidos em 2016, para uma proporção de 9,5 para 2 em 2023.

Conheça nossos canais onde nossos colaboradores falam diretamente com você, mostrando tecnologias, inovações e ensinamentos para utilização de tecnologias e soluções que transformam a sua rotina na lavoura!

Compartilhar: