NEWSLETTER Palavra do Especialista Amendoim 360°

Produtor de Amendoim 360°, cadastre-se aqui para receber o Boletim Stoller

AMENDOIM 360

OLHE PARA TODOS OS ÂNGULOS

DA SUA LAVOURA

Amendoim 360°

O Amendoim 360° tem um olhar diferenciado para cultura, através dele é possível conhecer e entender melhor a planta. Além disso, o Amendoim 360° olha para todos os ângulos da lavoura, desde a implantação até a colheita.

O Amendoim 360°, reúne os grandes destaques na cultura do Amendoim, sendo formado pelos programas de manejo Comece Bem, Amendoim Forte e Nutra & Defenda.

Quais são os benefícios do Amendoim 360°?

  • Maior desenvolvimento do sistema radicular;
  • Melhor desenvolvimento inicial (estabelecimento da cultura);
  • Melhor arquitetura de plantas;
  • Fornecimento equilibrado de micronutrientes;
  • Mais vagens/m2;
  • Menor severidade de doenças;
  • Maior produtividade;
  • Maior renda.

      RESULTADOS

      Resultados do

      Amendoim 360°

      Resultado Amedoim 360° em Tupã/SP

      Na área que usamos Amendoim 360° na região de Tupã/SP observamos uma melhor arquitetura de plantas e mais pontos de frutificação quando comparado com o padrão produtor.

      Este resultado demonstra que o conhecimento associado ao manejo que visa todos os ângulos da lavoura gera mais valor para o produtor.

      Resultado-amedoim-360-em-tupa

      Já na área em Guatapará/SP, onde o Amendoim 360° foi aplicado, observamos um melhor desenvolvimento de plantas, assim como uma maior eficiência fotossintética. Lavouras, com mais folhas, tem mais estrutura para fazer fotossíntese.

      Além disso, a área em que o Amendoim 360° foi utilizado apresentou maior sanidade de foliar e maior eficiência na absorção de nutrientes com isso a lavoura é menos suscetível a pragas, doenças e estresses

      M.P. COTTAS APOIO AGRÍCOLA RIBEIRÃO PRETO/SP

      grafico-amedoim-360-em-ribeirao-preto

      Podemos observar também os resultados do Amendoim 360° no experimento realizado na M. P COTTAS APOIO AGRÍCOLA em Ribeirão Preto/SP. O Amendoim 360º, proporcionou uma produtividade de 227,6 sc/ha, ou seja, houve o incremento de +16,9 sc/ha em relação ao padrão produtor.

      ULTILIZAR

      Como utilizar

      o Amendoim 360°

      Como-usar-amedoim-360

      PROGRAMAS

      QUAIS PROGRAMAS FAZEM PARTE DO

      o Amendoim 360°

      A implantação do amendoim é crucial para sucesso de todas as lavouras. O aprofundamento do sistema radicular com o objetivo de aumentar a tolerância da planta a estresse e melhorar a eficiência de uso de água são estratégias de fundamental importância no manejo estratégico da cultura.

      Além disso, potencializar o fornecimento de nitrogênio (N), nutriente mais exigido pela cultura, via FBN é outro fator considerável na obtenção de altos tetos produtivos. Nesse sentido é onde se encaixa o COMECE BEM, que tem como objetivo aumentar o sistema radicular da cultura (volume e profundidade) e potencializar os dois processos biológicos mais importantes da vida na terra a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e a Fotossíntese.

      É importante salientar que a produtividade é função da taxa fotossintética bruta ou total (processo onde é formado os carboidratos) menos os seus gastos (com crescimento e manutenção em situações de estresse), por isso, quanto maior a taxa fotossintética da planta e menor os seus gastos, maior a produtividade e sua lucratividade.

      O Comece bem é formado pelos seguintes produtos:

      Os componentes de produtividade da cultura do amendoim são: Nº vagens/m²;
      - Nº grãos/vagem;
      - Peso de grãos;
      - rendimento de grãos.

      Diante disso, qualquer tecnologia ou conjunto de tecnologias que busquem maximizar qualquer um desses componentes tem influência significativa na produção da cultura.

      Nesse intuito o Amendoim Forte é um conjunto de estratégias de manejo fisiológicas que tem como benefício maximizar 3 dos 4 componentes de produtividade (Nº vagens/m², peso de grãos e rendimento de grãos), além de aumentar a tolerância da planta aos estresses.

      O Amendoim Forte é formado pelos seguintes produtos:

      Mesmo com inúmeras aplicações de fungicidas ao longo do ciclo, aliando sítios específicos com multisítios, não se consegue obter a eficiência de controle de 100% das doenças, ou seja, ainda estamos perdendo parte da produtividade potencial para pinta preta, mancha barrenta, mancha castanha entre outras.

      Isso porque em um dado momento da cultura, mais especificamente no fechamento da entrelinha, há um microclima mais favorável ao desenvolvimento/evolução da doença e o fungicida não consegue penetrar no dossel de maneira adequada. Por isso dentro do programa de manejo de doenças, recomenda-se utilizar mais do que apenas uma ferramenta, recomenda-se o uso de mais estratégias junto aos fungicidas.

      Diante do exposto, o Nutra&Defenda é um forte aliado no combate ao manejo racional de doenças, através do uso de tecnologias que aumentam a resistência natural das plantas e as deixem mais tolerante aos estresses. Por isso no planejamento estratégico de manejo de doenças pense em mais do que apenas fungicidas, pense em integrar várias ferramentas de manejo.

      LEIA

      Leia mais sobre

      a cultura do Amendoim

      Lavouras de amendoim: conheça os nutrientes essenciais

      Lavouras de amendoim: conheça os nutrientes essenciais

      A maior parte das lavouras de amendoim no Brasil são cultivadas em solos arenosos de baixa fertilidade. O amendoim (Arachis hipogaea L.) é considerado uma planta com alta eficiência no uso dos nutrientes, mas há necessidade de programas de fertilização equilibrados...

      ler mais
      Fisiologia aplicada para a cultura do amendoim

      Fisiologia aplicada para a cultura do amendoim

      A cultura do amendoim (Arachis hipogaea L.) é originário da américa do sul tendo boa adaptação para as condições edafoclimáticas do Brasil. Os principais fatores climáticos que afetam o crescimento e desenvolvimento da planta são temperatura, radiação e...

      ler mais
      Fenologia do amendoim

      Fenologia do amendoim

      A fenologia do amendoim refere-se à classificação botânica das plantas visando detalhar as fases de crescimento e desenvolvimento vegetativo como germinação, emergência, crescimento do dossel e raízes e reprodutivo composto pelo florescimento, frutificação e...

      ler mais

      AMENDOIM

      veja mais sobre

      a cultura do Amendoim

      Encontre o

      ESPECIALISTA STOLLER

      MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ